TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel Do Homem No Mundo

Monografias: O Papel Do Homem No Mundo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  1.256 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Antropologia, Ética e Cultura

Professores: Prof. Dr. Sávio Carlos D. Scopinho e Prof. Ms. Eugênio Daniel

Tutora Presencial: Adeliana Santos

“Reflexão crítica analisando: Qual o papel do homem no mundo? Qual a finalidade da existência humana? Qual o sentido da vida, do estudo universitário e da ciência?”

A sociedade pós – moderna em que vivemos, baseia o valor do homem pela lógica tecnicista, ou seja, o homem é reconhecido e valorizado apenas pelo ato de fazer e consumir, onde o homem que não esta inserido neste modelo é excluído desta sociedade. Desta forma, este modelo capitalista influência o homem a ser esta máquina de fazer para poder consumir desenfreadamente, tentando suprir suas necessidades. Neste contexto, o papel do homem nesta sociedade é descobrir a totalidade de seu ser, dentro das quatro dimensões do mesmo: biológica, psicológica, social e espiritual. Logo, a primeira faz a ligação do nosso corpo com as demais e, consequentemente, a segunda, remete-nos a conhecer nossa essência, a ter consciência de que cada ser humano apesar de seus defeitos é um ser único e especial e, que através de uma interiorização, ele deve descobrir seu valor por um todo, através da reflexão de seu modo de ser, pensar e agir, buscando o amor em si e no outro, que como parte da sociedade também faz parte deste todo. Logo, o papel do homem esta nesta busca em conhecer-se e amar-se e, consequentemente amar o outro e o todo que o envolve.

Portanto, a finalidade da existência humana, esta intimamente ligada com o papel do homem, pois o outro exerce influência no papel de cada ser, pois, o ser humano não é uma ilha não pode viver só, ele aprende com o outro e, a partir das experiências com o outro também se conhece melhor. Logo, a convivência com o outro, desperta aprendizagem em cada ser e contribuiu para nos conhecermos melhor e, evoluirmos como pessoa, consequentemente, conhecer o outro em sua essência, também contribuir para aceita-lo como ele é, e ama-lo desta forma.

Por esta análise, o sentido da vida, deve ser o conhecimento do ser, de conhecer os defeitos do ser, aceita-los e ama-los, como pessoa em sua essência e, consequentemente o todo que esta a sua volta.

Logo, o sentido do estudo universitário e da ciência está interligado com a busca do homem conhecer-se, pois através dele podemos estudar mais profundamente as quatro dimensões do homem, bem como, aprender no convívio com o outro, com as experiências do outro e, assim, adquirir aprendizagem através deste processo.

Em síntese, o papel fundamental do homem é ser um ser reflexivo e crítico, compreendendo que seu valor se baseia não apenas eu sua produção ou consumação, mas muita mais que isso, se baseia em sua totalidade de ser humano, abrangendo todas as dimensões do seu ser e, aceitando como o ser humano único e especial que és.

• DANIEL, E; SCOPINHO, S. C. D. Antropologia Teológica. Batatais: Claretiano, 2012. Caderno de Referência de Conteúdo

...

Baixar como  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »