TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Professor é O Mediador Da Educação

Trabalho Escolar: O Professor é O Mediador Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  251 Palavras (2 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 2

O professor é o grande mediador da sala de aula, assim que assume uma classe depara-se com uma infinidade de diferenças e identidades. É neste momento que ele precisa saber de que maneira sua prática pedagógica poderá ser melhor assimilada. É preciso que ele saiba fazer a junção do que aprendeu durante sua formação, sua história de vida e as diferenças de cada educando.

É necessário entender que a sala de aula é uma reunião de indivíduos diferentes, com culturas, valores, gêneros, classe social diferentes. Todos que ali estão são influenciados uns pelos outros, por isto é necessário que o professor consiga fazer com que cada aluno entenda, aprenda e respeite o outro.

O educador deve entender que a identidade de cada um é algo construído desde o momento do nascimento, ela não é algo fixo, ao contrário ela vai se modificando ao longo do tempo, sendo assim é importante que o professor tenha consciência de que tudo que é exposto nas diversas formas de ensinar é assimilado pelos alunos, neste momento é preciso entender que a identidade e diferença estão sempre juntas.

O professor tem a obrigação e a possibilidade de transformar, moldar cidadãos mais reflexivos, mostrando ao aluno que existem diferenças que geram discriminações, mas que também muitas vezes estas diferenças também podem levá-los a fazerem parte de grupos de dominação. Desta maneira o aluno conseguirá observar que toda diferença tem aspectos positivos e que com isto compreender que o conhecimento poderá promover a aproximação dos indivíduos em luta de seus ideais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com