TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Filosofia E Características Gerais

Trabalho Universitário: O Que é Filosofia E Características Gerais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2014  •  1.488 Palavras (6 Páginas)  •  870 Visualizações

Página 1 de 6

1.1 O que é filosofia

1. Com base no texto apresentado, qual o motivo prático que levou os gregos a inventarem a filosofia, uma forma de saber que pretende ser neutra, objetiva, universal, única, distinta da religião e do senso comum?

Segundo Hegel, a necessidade de se “exteriorizar”os pensamentos filosóficos para resolução de problemas, para um contexto mais abrangente, ou seja, seria a resolução dos problemas de outros povos também, foi uma necessidade da invenção da filosofia pelos gregos, já Jean Pierre Vernant, os gregos criaram uma “resolução universal” dos problemas através da criação da filosofia, adotando o fundamento da objetividade e conhecimento, de uma forma mais ampla.

2. Procure descrever o que se entende por filosofia no senso comum. Pergunte a algumas pessoas conhecidas, e verifique qual a diferença com o conceito que os gregos deram à filosofia.

Na filosofia, entende-se por senso comum, um conjunto de crenças, culturas e costumes, que aparecem naturalmente na vida do indivíduo sem necessidade de uma análise mais profunda, é um conhecimento com culturas e costumes que são transmitidos de geração em geração. E a filosofia são um conjunto de pensamentos e ideais que visam explicar os mais diversos problemas individuais, sociais, políticos e econômicos da sociedade, de um modo geral.

3. Qual a comparação que podemos fazer entre a filosofia e a ciência moderna, que também defende, tantas vezes, a neutralidade e a objetividade?

Muitos estudiosos, têm verificado e relatado que com o avanço da ciência moderna (que também busca, através de dados científicos, explicar a razão para praticamente tudo o que ocorre em nosso redor, com as sociedade e com o mundo) têm diminuído o “campo de atuação da filosofia”, porém, alguns acreditam que o papel da filosofia seria o de observar criticamente a ciência, deixando de ser uma mera extensão da ciência, mas complementando-a, descrevendo-a assim os métodos usados por ela, explorando a base de justificação deles.

1.2 Características gerais da História da filosofia

1. Identifique as grandes características de cada período histórico da filosofia, tendo por base a idéia de que os antigos são fisiocêntricos, os medievais são teocêntricos e os modernos são antropocêntricos.

Filosofia Fisiocêntrica Filosofia teocêntrica Filosofia Antopocêntrica

Do século V A.C até VI D.C Século V ao XVI D.C Século XV à metade do século XIX D.C

Antiga Medieval Moderna

Foco não é a relação do homem com a natureza, e sim a relação entre os seres humanos passam a ser o foco - vida social Acreditava-se ser a "idade das trevas", tenta-se conciliar a fé e a razão Aplicação da dúvida metódica: Penso, logo, existo. Visão naturalista

Grandes pensadores: Platão e Aristóteles Grandes filósofos da época: Santo Agostinho e São Tomás de Aquino René Descartes, considerado pai da filosofia moderna

2. Em que medida poderíamos dizer que hoje em dia há pessoas que vivem de modo antigo, de modo medieval, ou de modo moderno? Faça-o com exemplos.

Modo antigo – existem diversos povos que até hoje vivem focados na relação homem e natureza, nos quais muitos dos acontecimentos são diretamente relacionados a fenômenos da relação do homem com a natureza. Ex: Populações indígenas, etc.

Modo Medieval – várias pessoas tentam explicar a ciência através da religião, ou seja, tem a tendência de “centralizar” tudo sobre o poder permissivo, controlador e criador do Deus supremo. Muitos adeptos de religiões, adotam esta postura até os dias atuais, ao tentarem “impor” sua religião como a única que seria a salvação para a humanidade, tentam impor seus dogmas e crenças ao restante da sociedade, criando por muitas vezes a intoleração religiosa.

Modo Moderno – Muitos vivem com o conceito que o ser humano é o centro de tudo, o dominador e possuidor da natureza. Traçando seu próprio destino, uma visão mais antropocêntrica da vida. Pessoas que possuem o pensamento de que tudo “gira em torno do homem e para o homem”.

3. Há diferença entre o conceito kantiano de modernidade, apresentado ao falar de Iluminismo, e o conceito que normalmente temos de modernidade? Qual é a diferença?

Imanuel Kant, através de suas publicações de opiniões, demonstrou claramente, que o ser humano seria cômodo e preguiçoso, escondia seus atos através da maioridade penal, sendo alienado a uma evolução cultural e obtenção de novos conhecimentos, visando ter menos trabalhos a serem exigidos pela sua alta capacidade de resolução de problemas. E o conceito que temos da modernidade, é totalmente o oposto a esta visão, na qual, o homem deve ser “multi-funcional” e “sendento” por busca de novos conhecimentos, buscando sempre aprimorar-se tecnicamente e culturalmente.

4. Falamos cada vez mais em “crise da modernidade”, ou em “pós-modernidade”? O que se pode entender com essas expressões? De que forma elas mostram algo que se percebe como presente na vida prática das pessoas?

No decorrer do tempo, o homem sempre buscou se aprimorar, tanto filosoficamente, como em conhecimentos culturais e de conhecimentos técnicos. Criou diversas “inovações tecnológicas” e “teorias de mercado (capitalismo)” e no fim, acabou se perdendo no meio dos seus próprios feitos e descobertas, sendo dominado pelo “consumo desenfreado de produtos e serviços” e sendo “engolido” pelas próprias teorias de mercado que ele criou. Atualmente sofremos com o controle descontrolado de natalidade, gerando uma super-população em países extremamente pobres, poluição descontrolada devido ao consumo e uso excessivo dos mais diversos e variados produtos, que vão desde produtos alimentícios manufaturados (como o leite em caixa) até os automóveis e caminhões.

1.3

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com