TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Filosofia e Por que Estudá-la na Psicologia?

Por:   •  19/10/2020  •  Resenha  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 2

FILOSOFIA CLÁSSICA

O que é Filosofia? Por que estudar Filosofia no curso de Psicologia?

“Filosofia é um exercício constante de dúvida.” Partindo desse pressuposto, podemos dizer que não há uma resposta concreta e única como observamos em demais disciplinas.  A filosofia busca os conceitos ou as essências de tudo que existe no mundo, compreender o ser, suas indagações e questionamentos sobre si mesmo e o cenário que o compõe, como indivíduo inserido em um determinado contexto, que varia de acordo com a época vivida. Antes de chegar ao que conhecemos hoje, percorreu por diversos períodos, um completando o outro.

O que é filosofia hoje para nós, era bem diferente, por exemplo, do que era no período pré-socrático, marcado pelo surgimento do pensamento filosófico-científico com Tales de Mileto, onde era uma maneira de se investigar a origem do universo por meio da formulação de teorias contrárias, muitas vezes, às afirmações dos mitos. O pensamento mítico, por sua vez, buscava sobre a origem do mundo, o funcionamento da natureza e seus aspectos, recorrendo ao sobrenatural e ao mistério para encontrar respostas.

A Filosofia, desde a sua origem, busca problematizar e questionar, é o meio que possibilitou que os questionamentos acerca da mente e dos comportamentos humanos fossem considerados ciência, sendo precursora para a psicologia.

Mas afinal, por que estudar filosofia no curso de Psicologia? Os primeiros estudos sobre o psiquismo e a alma foram realizados pela Filosofia Grega, a qual observava atentamente as atividades humanas e a manifestação da alma. Pode-se dizer então que a Filosofia apresentou indagações das quais a Psicologia se aprofunda e torna objeto de estudo. É necessário estudá-la, pois, corrobora para a compreensão da evolução de pensamento e características humanas em diferentes tipos de sociedade.

A própria etimologia da palavra Psicologia pode ressaltar o desejo que tanto a Filosofia quanto a Psicologia tem. Os termos gregos “psyché” e “lógos” significam, respectivamente “pessoa, alma humana, sentimento, caráter” e “matéria de estudo e conversação, relato, notícia”. Sendo assim, a Psicologia busca estudar a pessoa humana, principalmente sua dimensão interior, do mesmo modo que o pensamento filosófico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (39.9 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com