TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Filosofia? (significado)

Por:   •  12/5/2016  •  Resenha  •  1.402 Palavras (6 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 6

O que é Filosofia?(significado)

A palavra filosofia é grega. É composta por duas outras: philo, deriva-se de philia que significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais. Sophia quer dizer sabedoria e dela vem a palavra sophos, sábio. Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. Sendo assim a filosofia indica um estado de espírito, o da pessoa que ama, isto é deseja o conhecimento o estima, o procura e o respeita.

Entre os antigos gregos predominava a consciência mítica. Quando se dá a passagem da consciência mítica para a racial, aparecem os primeiros sábios. Um deles chamado Pitágoras, que também era matemático, usou pela primeira vez a palavra filosofia. Observa-se que a filosofia é a procura amorosa da verdade. Para Platão a primeira atitude do filósofo é admirar-se. A capacidade de problematizar deriva da admiração, o que marca a filosofia pela busca da verdade. A filosofia começa com os problemas da existência, mas precisa se afastar deles para melhor compreende-los, retomando depois a fim de dar subsídios para as mudanças.

No começo a ciência estava ligada à filosofia, sendo o filósofo o sábio que refletia sobre todos os setores da indagação humana. No séc. XVII, a revolução metodológica iniciada por Galileu promove a autonomia da ciência e o seu desligamento da filosofia. Assim aparecem as chamadas ciências particulares –física, astronomia, química, biologia, psicologia, sociologia, delimitando um campo específico da pesquisa. Com a fragmentação do saber cada ciência se ocupa de um objeto específico. A filosofia no entanto continua tratando da mesma realidade apropriada para as ciências. Enquanto as ciências se especializam e observam recortes do real, a filosofia considera o objeto do ponto de vista da totalidade.

A filosofia tem função de interdisciplinaridade, estabelecendo o elo entre as diversas formas do saber e agir. O trabalho da filosofia é importante e sem negar o papel do especialista nem o valor da técnica que deriva desse saber, é preciso reconhecer que o saber especializado, sem a devida visão do conjunto, leva à exaltação do discurso competente e às formas de dominação. A filosofia ainda se distingue da ciência pelo modo que aborda seu objeto. Se a física ou a química são ciências e usam determinado método, o físico ou químico geralmente não sabe o que é ciência, o que distingue esse conhecimento do outro, qual a validade do método, se eles se dedicarem a estes assuntos passam para questões filosóficas.

Segundo Gramsci,” não se pode pensar em nenhum homem que não seja também filósofo, que não pense, precisamente porque pensar é próprio do homem como tal “. Significa que as questões filosóficas fazem parte do cotidiano de todos nós. Quando fazemos uma escolha estamos carregando com ela uma filosofia, existem critérios diferentes fundamentando tais decisões.

A filosofia dá o distanciamento para a avaliação dos fundamentos dos atos humanos e dos fins a que eles se destinam, ela reúne o pensamento fragmentado da ciência e o reconstrói na sua unidade, retoma a ação pulverizada no tempo e procura compreendê-la. Ela é a possibilidade de transcendência humana, dando a capacidade que o homem tem de superar a situação dada e não escolhida. Pela transcendência o homem surge como ser de projeto, capaz de libertar-se e mudar seu destino.

Ela também procura o processo perdido no imobilismo das coisas, impede a estagnação. Por isso sempre se confronta com o poder, sua investigação não fica alheia a ética e a política. Assim a filosofia exige coragem. Filosofar não é um exercício puramente intelectual. Descobrir a verdade é ter a coragem de enfrentar as formas estagnadas do poder que tentam manter o status, é aceitar o desafio da mudança.

Qual a origem da filosofia?

A filosofia, entendida como aspiração ao conhecimento, e pensamento é um fato tipicamente grego. Isso não quer dizer que os outros povos, antigos como os gregos não possuíam sabedoria. Quando se diz que a filosofia é um fato grego, quer dizer que ela apresenta características, formas de pensar e de exprimir os pensamentos, estabelece concepções sobre o que seja a realidade, diferentes das características desenvolvidas por outros povos e outras culturas. Filosofia é um modo de pensar e exprimir os pensamentos que surgiu especificamente com os gregos, e que, por razões históricas e políticas, tornou-se depois, o modo de pensar predominante da cultura europeia ocidental da qual, em decorrência da colonização portuguesa do Brasil, nós também participamos.Com a filosofia os gregos instituíram para o Ocidente europeu as bases e princípios fundamentais do que chamamos razão, racionalidade, ciência, ética, politica, arte etc. Basta observar a quantidade de palavras como democracia, palavras gregas que pertencem ao nosso vocabulário, para percebermos a influência decisiva e predominante da filosofia grega sobre a formação do pensamento e das instituições das sociedades europeias ocidentais.

Ainda que de modo inferiorizado e colonizado, também somos herdeiros do legado deixado pela filosofia grega, através da colonização. As principais contribuições deixadas por esse legado foram:

*A ideia de que a natureza opera obedecendo a leis e princípios necessários e universais. Ex: lei da gravitação universal, serve para todos os corpos da natureza.

*A ideia de que nosso pensamento também opera obedecendo a leis, regras e normas universais e necessárias, segundo as quais podemos distinguir o verdadeiro ou falso. Ex: O pensamento é logico ou segue leis lógicas de funcionamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (70.4 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com