TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quão importante é ensinar o português na escola?

Exam: Quão importante é ensinar o português na escola?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  Exam  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 2

1. Qual a importância do ensino da Língua Portuguesa na escola?

A valorização do ensino da língua portuguesa através da leitura e produção de texto é considerada por muitos educadores como o melhor caminho para alcançar o que se espera do ensino de português na escola: que o aluno aprenda, no mínimo, a ler e escrever com proficiência.

2. O que você entende por formação de leitores?

Ler não só traz conhecimento, como também favorece o autoconhecimento e restabelece a própria identidade. A leitura incita no leitor a associação de ideias, leva-o a pensar e a se identificar com o texto.

3. O que é leitura?

Conforme Villard (1999), [...] ler é construir uma visão de mundo, é ser capaz de compreender o que nos chega por meio da leitura, analisando e posicionando-se criticamente frente às informações colhidas.

4. Como desenvolver uma boa leitura?

Nem tente ler se estiver com sono, perca de tempo já que dormimos antes mesmo de ler metade do texto, não é verdade? Tenha uma boa noite de sono para estar relaxada no próximo dia. Procure um lugar calmo e sem barulhos, o mais importante é que não esteja pensando em outras coisas, em nada mesmo. Concentre se naquilo em que estiver lendo, até mesmo tentando se por no lugar da pessoa em que escreveu o texto ou no do personagem do livro. Solte sua imaginação ao máximo e conseguirá compreender pelo menos um pouco.

5. O ato de escrever requer vivência e prática? Discorra a respeito.

Sim, pois a escrita é vista como um processo de aperfeiçoamento do homem, um enriquecimento exterior, um desenvolvimento intelectual e cultural do ser humano. Define-se, nesse sentido, como um sistema de intercomunicação humana através de marcas convencionais visíveis. Caracteriza-se, pois, como um sistema de intercomunicação humana através de marcas altamente convencionais (GNERRE, 1991).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com