TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Questionário de "A Alegoria da Caverna"

Por:   •  15/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  262 Palavras (2 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 2

Questionário de "A Alegoria da Caverna"

Questão 1: Como Platão descreve a realidade na Alegoria da caverna?

Platão descreve que a realidade na alegoria da caverna, na verdade, é a ilusão dos prisioneiros. Os prisioneiros estão na caverna desde a infância, nunca viram a luz do sol, apenas as sombras dos objetos, que acabam por crer que as sombras são a realidade.

Questão 2: Como se caracteriza o processo de libertação do prisioneiro?

A libertação destes prisioneiros ocorre quando uma só pessoa consegue se libertar e conhecer o que está fora daquela escuridão. Como este liberto não está acostumado, a realidade e a luz do sol é incômoda a seus olhos, mas ele acaba se acostumando e conhecendo o que há no mundo real. O processo foi de incômodo ao alívio, incômodo pois o prisioneiro já acreditava estar na luz e aquela ser a sua realidade, é difícil sair da zona de conforto para ver a luz, é mais fácil aceitar a ignorância. Alívio pois ao sair da escuridão, o prisioneiro consegue distinguir o verdadeiro do falso.

Questão 3: Qual o sentido da missão político-pedagógica do filósofo?

Assim como o filosofo que está sempre em busca da verdade, a missão político-pedagógica do filosofo, é ajudar e influenciar o próximo a sair da zona de conforto, fazê-lo buscar conhecimento afim de provocar no individuo uma consciência critica daquilo em que ele crê, e que assim ele terá como responsabilidade pensar e refletir sobre a realidade, o contexto, as dificuldades e problemas na educação, assim chamando a atenção e gerando debates, como princípio da busca por melhores soluções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (26.4 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com