TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo de Filosofia

Por:   •  23/6/2023  •  Seminário  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 2

A história da filosofia é um rico e complexo campo de estudo que remonta aos primórdios do pensamento humano. Ao longo dos séculos, filósofos de diferentes culturas e épocas exploraram questões fundamentais sobre a existência, o conhecimento, a ética, a política e a natureza da realidade.

A filosofia ocidental tem suas raízes na Grécia Antiga, onde os pré-socráticos, como Tales, Anaximandro e Parmênides, buscaram explicar a origem e a essência do mundo por meio da razão. Platão, discípulo de Sócrates, desenvolveu uma filosofia idealista, enfatizando a existência de formas universais e a importância da justiça. Aristóteles, por sua vez, foi um grande sistematizador do conhecimento, abrangendo áreas como a lógica, a ética e a metafísica.

Após o declínio da Grécia, a filosofia floresceu no Império Romano com o estoicismo de Sêneca, Epicteto e Marco Aurélio, que enfatizavam o desenvolvimento pessoal e a aceitação serena dos eventos. Na Idade Média, a filosofia se uniu à teologia cristã, com figuras como Santo Agostinho e São Tomás de Aquino, que buscaram conciliar a fé com a razão.

A Renascença trouxe um ressurgimento do pensamento clássico, com filósofos como Descartes, que defendia o dualismo mente-corpo, e Spinoza, que propunha uma visão panteísta de Deus e do mundo. O Iluminismo trouxe uma ênfase na razão e na liberdade individual, representado por pensadores como Locke, Rousseau e Kant.

No século XIX, a filosofia foi profundamente influenciada pelo pensamento de Hegel, que propôs uma abordagem dialética da história e da realidade. Marx, por sua vez, aplicou essa dialética ao estudo das estruturas sociais e econômicas. No mesmo período, filósofos como Nietzsche questionaram os fundamentos da moral e da religião.

No século XX, a filosofia foi marcada por movimentos como o existencialismo, representado por Sartre e Camus, que enfatizavam a liberdade individual e a responsabilidade pela própria existência. A filosofia analítica, com nomes como Russell e Wittgenstein, concentrou-se na análise lógica da linguagem e dos conceitos.

A filosofia contemporânea abrange uma ampla gama de abordagens e questões, incluindo a filosofia da mente, a ética aplicada, a filosofia da ciência e a filosofia política. Filósofos contemporâneos exploram a natureza da consciência, o significado da vida, os limites do conhecimento e os desafios éticos enfrentados pela sociedade moderna.

Em resumo, a história da filosofia é uma jornada intelectual que abrange milênios de pensamento humano, refletindo a busca incessante pela compreensão do mundo e do nosso lugar nele.

Origem:

(1) O que é Filosofia? - Toda Matéria. https://www.todamateria.com.br/o-que-e-filosofia/.

(2) O que é Filosofia? Entenda o conceito, o que estuda e mais. https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/o-que-e-filosofia.htm.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (42.4 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com