TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Riso Dos Outros

Artigo: O Riso Dos Outros. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2014  •  852 Palavras (4 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 4

O conceito de ética é determinado pela sociedade vigente. No entanto, o filosofo Aristóteles a definiu como virtuosa e a colocou como o estear político. Atualmente, na filosofia contemporânea, ela é compreendida como a reflexão sobre a moral e baseada na ética kantiana, o que contribui para o questionamento sobre o politicamente correto e o pré-conceito. Logo, é possível relacionar e evidenciar ações éticas e morais de humorista e comediante no século XXI, como base no Art. 5, inc. IX da Constituição Federal de 88.

Filósofos como Aristóteles, iniciaram uma série de argumentos metódicos no qual ergue uma concepção sobre a política. Em sua obra “A política” ele afirma que “somos animais políticos”, o que proporcionou a origem de uma vertente naturalista que é seguida por vários filósofos como Rousseau. Dois pontos são destrinchados nessa obra, a antropologia que busca entender o que é o ser humano, e a ética, que busca entender a ação humana dentro da polis. O conceito de ética e moral, segundo ele, possui o mesmo significado. Não obstante, é imprescindível o relacionamento entre moral e política.

De acordo com Aristóteles, a ética e a política começaram na antropologia, ao afirmar que os homens são “animais políticos”. Esta afirmação mostra que os homens só são humanos se viver em sociedade. Nesta mesma linha de raciocínio, Aristóteles defende que os homens são “animais racionais” e que só se é humano se usar a ração. Unindo as duas afirmações, é possível concluir que os homens são animais racionais que vivem em sociedade.

Com base no livro “Ética a Nicômaco” pode-se dizer que Aristóteles propôs uma teoria sobre o julgamento racional. A teoria disse que a ação é julgada por meio da prudência ou da justa medida, entretanto, não pode haver uma conduta moral que seja virtuosa para todos. A virtude deve ser analisada prudentemente pela razão o que recai na justa medida, que consiste em encontrar o meio termo para as ações humanas. Contudo a felicidade só pode ser alcançada por meio da virtude dentro da polis, e a polis deve ser constituída de cidadãos éticos.

Existem limites para o humor? O que é o humor politicamente incorreto? Afinal, o que é o politicamente correto? Estas são algumas questões tratadas no documentário “o riso dos outros”. No entanto, pode-se inserir a ação ética e moral dos entrevistados, Antônio Prata, Danilo Gentili, Jean Wyllys, Laerte, Lola Aronovich, Nany People e Rafinha Bastos. Pois, todos fazem juízos de valor sobre seus comportamentos dentro da sociedade, mesmo que de modo implícito.

Existem limites para o humor? Claro. O humor não esta acima da lei. De acordo com Art. 5, inc. IX da Constituição Federal de 88 “é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independente de censura ou licença”. Porém, esta lei não esta acima das demais presentes na constituição federal, existem outras, como a do racismo. Como disse Jean Wyllys “A minha liberdade se encerra no direito do outro, no reconhecimento do outro”. Você pode se expressar da forma que achar conveniente, mas tenha a consciência de que existem outras leis e que todos estão submetidos a ela.

De acordo com Rafinha Bastos “O meu papel é subir no palco e ser engraçado, só isso. Teorizar a respeito da função social do comediante… Acho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com