TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Filme Risos dos outros

Por:   •  30/4/2015  •  Resenha  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  1.075 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Paulista UNIP

Nome: Anaisa Medeiros da Silva                                                 CA:c186ac4

Nome:

Nome:

Resenha do filme “O riso dos outros”.

O documentário O Riso dos Outros de Pedro Arantes é um filme que tem como objeto central demonstrar o humor apresentado no Brasil e suas ambiguidades, abordando assuntos polêmicos , frequentemente utilizado por profissionais do humor , para causar o riso de sua plateia durante uma apresentação de Comédia stand-up.

O relato de representantes dos direitos das minorias, traz a nossa reflexão o fato de que os comediantes , utilizam muitas vezes em suas piadas, racismo e preconceito, por ser o tipo de assunto que costuma causar riso na grande maioria da plateia , este ato pode até ser somente “uma piada” mas a minoria afetada normalmente costuma se incomodar com a posição onde se enquadram na nossa sociedade. Os comediantes relatam que o fato de eles continuarem a agir assim é o riso do outro, ou seja as piadas racistas são mantidas pela sociedade, se tornando assim difíceis de não serem utilizadas por profissionais do humor em seus shows.

Como apresentado no filme a lógica de quem faz humor é a de que “Tudo posso, mas nem tudo me convém”. No documentário é bem nítido que todos os comediantes, contam piadas sempre dos mesmos grupos, os alvos principais são mulheres, gays, negros, obesos e alguém que aos olhos da sociedade são “minorias”.

O preconceito, é muito presentes na sociedade, algo enraizado e primitivo que não o mais notamos, ao demonstra-lo no nosso dia-a-dia. Algumas piadas são extremamente grosseiras e de mal gosto, mas acabamos rindo sem nos preocupar com a parte que ofende ao próximo. Como falando durante o filme “ A piada é a representação da realidade, mascarada com um nariz de palhaço” , então nossa sociedade ainda se demonstra preconceituosa e intolerante , o fato de feministas muitas vezes não aceitar piadas sobre mulheres mas rir de piadas referente a cor de uma pessoa, demonstra a todos um ciclo vicioso que se estende cada dia mais. Não gostamos de piadas desde que o alvo seja nós , agora se for a minoria , as pessoas riem e são capazes de reproduzir piadas preconceituosas.

Em um país altamente desigual e com grande desequilíbrio nas camadas sociais, nem todas as piadas são aceitas como uma simples brincadeira , como é dito no documentário “uma piada é só uma piada”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (75.8 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com