TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SUICÍDIO NA PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA DE ÉMILE DURKHEIM

Por:   •  29/10/2019  •  Projeto de pesquisa  •  780 Palavras (4 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO DE ESTUDOS DA ARQUIDIOCESE DE RIBEIRÃO PRETO

Filosofia

Metodologia Científica  

Carlos César Previtalli

 

O SUICÍDIO NA PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA DE ÉMILE DURKHEIM

INTRODUÇÃO

        

        Através do advento da tecnologia e a facilidade na propagação de notícias a nível mundial, sabe-se que o número de pessoas que cometem suicídio vem crescendo demasiadamente, assim visando uma explicação para se entender os motivos sociais que impulsionam tal ato, seguindo a perspectiva de Émile Durkheim, o presente trabalho tem por intuito analisar as quatro vertentes de suicídio que afetam a sociedade como um todo e pontuar quais as condições inerentes de cada uma delas em detrimento da condição social que as condicionam, sendo elas as tipologias egoísta, altruísta, anômica e fatalista.

        Ao falar em suicídio que é um tema amplo do qual decorrem várias vertentes de pesquisa, é preciso deixar claro que esta temática a ser trabalhada será desvinculada do paradoxo psicológico, no qual a sociedade está totalmente alienada e infere que o suicídio é reflexo de atos psicopatológicos somente. O presente trabalho utilizará a temática suicídio e seu assunto estará voltado para a área sociológica, mais propriamente: o suicídio na perspectiva sociológica. Cumpre salientar que para adentrar no universo sociológico e apontar os dados relativos às pesquisas e citações da teoria durkaminiana a respeito do suicídio, é primordialmente necessário conceituar as vertentes psicológicas e filosóficas que são as bases conceituais do tema, para que assim o assunto possua fundamentos que serão abordados e aprofundados na visão de Durkheim.

        A presente pesquisa não visa analisar um tipo específico de sociedade ou grupo social suscetível ao suicídio, apenas conceituar as decorrências de cada tipo deste e citar as contribuições durkaminianas que favoreceram o aprofundamento deste fato social que atinge variadas sociedades, não fazendo distinção política, econômica e religiosa. Segundo Durkheim (1977), a sociedade é um organismo vivo que através das relações sociais, solidariedade mecânica ou orgânica, molda a condição do indivíduo tornando-o conseqüência da mesma, assim ela não é uma mera somatória de indivíduos e sim um “ser” dotado de individualidade psíquica.

         A base teórica utilizada nesta pesquisa, principalmente, serão as obras “O Suicídio” e “As regras do método sociológico” de Emile Durkheim. Obviamente estas duas obras serão a base de toda argumentação, contudo o diálogo com demais obras da área filosófica e psicológica serão de extrema importância, pois toda discussão terá fundamento alicerçado no contexto e história do suicídio bem como vertentes que contribuíram para a elaboração dos estudos sociológicos de Émile Durkheim, promovendo assim a intertextualidade com os pensamentos de expoentes ligados à esta área de estudo, como Albert Camus, Arthur Schopenhauer e Sigmund Freud.

        Em suma, após a conceituação do tema e a elucidação dos termos que delimitarão o assunto, temos o seguinte questionamento: O suicídio é meramente uma condição psicopatológica ou reflexo de uma sociedade fragmentada que incuti no indivíduo uma posição alienada em função de sua condição social? Esta é a pergunta que permeia a pesquisa e que será desenvolvida no transcorrer da presente dissertação.

        

        

JUSTIFICATIVA

        Conceituar e analisar as tipologias de suicídio segundo a visão de Émile Durkheim e definir características específicas das sociedades que permeiam/favorecem a prática do suicídio, tendo em vista os conceitos psicológicos, filosóficos e sociológicos.

OBJETIVO

- Conceituar o suicídio nas vertentes sociológicas, filosóficas e psicológicas;

- Analisar o contexto histórico do suicídio;

- Promover uma conscientização do suicídio como reflexo das condições sociais e não somente como fator psicopatológico;

- Analisar qual a ligação entre suicídio e sociedade baseando-se nos conceitos de Durkheim;

.  

METODOLOGIA

        É uma pesquisa documental e bibliográfica, pois o tema a ser pesquisado será fundamentado nas obras de autores ligados ao assunto discutido. Como os dados levantados são oriundos de uma pesquisa primária, estes serão organizados e sistematizados de forma coerente e concisa para facilitar o registro de apontamentos pertinentes à pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (97.3 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com