TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema de observação de treinador de futebol

Por:   •  7/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  735 Palavras (3 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 3

Escola Superior de Educação[pic 1]

Desporto e atividade fisica

Sistema de observação

Sistema de observação do comportamento do treinador

Introdução:

Este trabalho foi nos solicitado no âmbito da disciplina de Analise da Motricidade que tem como objetivo realizar um sistema de observação. Consoante os diversos sistemas existentes teriamos te escolher um deles e adaptar esse sistema à modalidade ou ao comportamento do treinador, etc.

O sistema de observação escolhido por nós foi o Sistema de Observação do Comportamento do Professor, este adpatado para o Sistema de Observação do Treinador de Futebol.

Sistema de Observação do Comportamento do Treinador

Objetivos do sistema:

Este sistema te por objetivo estudar o comportamento dos treinadores de futebol permitindo traçar um perfil das suas caracteristicas mais frequêntes.

Vantagen:s e limitações:

Vantagens:

São estudas 7 categorias de análise representando alguns dos comportamentos mais frequêntes dos treinadores.

Trate-se de um registo de grau de objetividade cuja validade está assegurada por aplicações secessivas em diversos trabalhos de investigação.

A análise permite recolher informações acerca do comportamento do treinador constituindo um excelente meio de recolha de informação, podendo ser utilizado em situações de autoscopia e feed-back, adicionalmente, a vantegem de se possuir valores de referência na literatura que podem ser confrontados com os valores de cada perfil individual.

Desvantegens:

Origem:

O sistema de observação do comportamento do professor foi construido pelo professor Maurice Piéron (Piéron, 1988) e é apresentado sem qualquer adpatação, mas neste caso visto que era para se adptar, este foi adpatado para o sistema de observação do comportamento do treinador de futebol.

Estrutura:

O sistema é constituido por 7 categorias de anásile do comportamento do treinador de futebol (instrução, feed-back, organização, afetividade, intervenções verbais ao atleta, observação e outros comportamentos.

Definição das categorias:

Instrução: São as intervenções do treinador de futebol relativas à matéria de ensino ou à forma de realização do exercicio.

Feed-back: é toda a reação verbal ou não verbal do treinador de futebol à prestação motora dos atletas com o objetivo de o interrogar sobre o que fez e como o fez ou de avaliar, descrever ou corrigir a sua prestação.

Temos diversos tipos de feed-back tais como: o feed-back positivo, feed-back negativo, feed-back interrogativo, feed-back corretivo, feed-back ofensivo e o feed.back insignificante.

Organização: São as intervenções do treinador de futebol que regulam as condições materias da vida da classe, tais como: deslocamento dos atletas, indicações relativas à colocação de materiais, formação de grupos, etc.

Afetividade aprovativa: O treinador de futebol elogia, encoraja, recompensa, incita ao esforço ou apresenta um atleta como exemplo a seguir.

Afetividade desaprovativa: O treinador critica, acusa, ironiza, ameaça, castiga entre diversas outras coisas.

Intervenções verbais dos atletas: é o periodo durante o qual o treinador de futebol ouve os atletas. O atleta fala por sua iniciativa ou responde a uma questão posta pelo treinador.

Observação: Periodos durante os quais não ocorremnenhuma intervenção verbal do treinador ou do atleta. O treinador mostra-se interessado no que está a acontecer no treino.

Regras de registo:

Segundo o sistema de observação do professor temos 2 regas de registo, a amostragem temporal e o método de registo em que diz que a amostragem temporal é de 5 periodos de 3 minutos distribuidos uniformemente pea sessão e o método de registo que tem registo de intervalos (intervalos de 5 segundos).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (103.3 Kb)   docx (24.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com