TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Socialismo Entre a Reforma e a Revolução

Por:   •  9/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.515 Palavras (7 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 7

O Socialismo entre a Reforma e a Revolução

Introdução: O socialismo pode ser descrito como a busca pela definição de como libertar os seres humanos de explorações e opressões sofridas através dos séculos. A Europa foi considerado o espaço geográfico mais privilegiado para se tratar do assunto, assim como o movimento operário sendo o movimento socialista central. Karl Marx é a pessoa que transformou a história do socialismo por completo através de suas obras e de suas reinvidicações.

A crítica de Marx à filosofia política hegeliana: Marx foi o pensador mais importante do século XIX, possuía caráter democrata-radical e envolveu-se aos poucos com o socialismo. Em 1840 teve-se um novo rei na Prússia. Filósofos seguidores de Hegel, acreditavam que ele avançaria reformas liberais que instaurariam uma transição do absolutismo para uma monarquia constitucional, já filósofos críticos a este governo eram perseguidos e até mesmo expulsos das universidades alemãs ou e exilar-se em outro país.

Em 1842, teve a criação do jornal “A GAZETA RENANA”,que foi fundado pelos jovens hegelianismo e pela burguesia liberal da Renânia. União entre intelectuais e industriais (bancavam o jornal) buscava pressionar por reformas democráticas e absolutistas, o regime não cede a isto e censura a imprensa opositora. As industriais abandonam a ideia inicial com a tensão política e aborda uma linha editorial moderada deixando até mesmo de ser uma crítica ao absolutismo. Marx se torna o editor do jornal mas pede demissão por conta das altas divergências ali. Nesse período, cada filósofo reage de uma forma: Bauer e seguidores isolam-se em discussões teóricas. Ruge e seguidores defendem os valores republicanos e democráticos; Esses dois grupos acreditavam que a Alemanha precisava de uma reforma ou revolução política. Hegel desenvolve os Princípios de filosofia do direito. A sociedade civil, ali, era representada como um reino de necessidades, de interesses materiais e egoístas próprios. Hegel achava que a sociedade civil era um âmbito social que só encontra a sua verdade na instância superior do Estado moderno.

Ludwig Feuerbach, se afasta das visões de Hegel e aponta que não foi Deus quem criou o homem e sim que o homem criou Deus. Para Marx, o absolutismo alemão só seria superado por meio de uma revolução social e não por uma revolução política. Devido seu posicionamento político contra a monarquia prussiana, Marx é forçado a se exilar na França onde é levado a descobertas teóricas fundamentais em Paris.

Revolução Social, tinha como fim libertar o operário. Há uso da mão de obra infantil e feminina, jornadas longas, salários baixos e condições inseguras no local de trabalho na primeira revolução industrial. Condições que levavam o funcionário a desnutrição, problemas físicos e mentais, já na segunda Revolução teve-se movimentos dos operários em busca de defender os seus direitos. Marx não vai de acordo com a defesa hegeliana de uma reforma política que instaure o Estado racional como o caminho da liberdade social. Ele se aproxima da classe operária e com isso tem de se desligar com a sociedade hegeliana por adotar o socialismo

Dois conceitos de socialismo: Conflito entre proprietário e despossuído, a burguesia e o proletariado. Práxis revolucionária, uso de violência pelos explorados e oprimidos para abolir a propriedade privada e a sociedade de classes.

O Socialismo utópico e as Revoluções de 1848: O socialismo utópico é uma corrente do socialismo muitas vezes descrita como a apresentação de visões e contornos para as sociedades ideais imaginárias ou futuristas, com ideais positivos sendo a principal razão para mover a sociedade em tal direção. Mais tarde socialistas e críticos do socialismo utópico viram o este tipo de socialismo como não fundamentado em condições materiais e reais da sociedade existente e em alguns casos, como reacionário.

Um dos primeiros socialistas utópicos foi Conde de Saint-Simon (1760 - 1825), que teorizou a divisão da sociedade entre produtores e ociosos. Nesse aspecto, ele acreditava que a sociedade deveria ser composta por uma maioria de produtores que seriam capazes de gerar riquezas e que as empresas capitalistas poderiam existir, desde que assumissem várias responsabilidades sociais para com a classe trabalhadora. Um pouco mais tarde, o francês Charles Fourier (1772 - 1837) apontou que as relações econômicas deveriam se organizar em instituições fundadas por princípios de associação e cooperativismo. Dessa forma, idealizou a concepção de comunidades produtivas, compostas por aproximadamente 1.800 trabalhadores, chamadas de falanstérios. Porém, ao longo de sua vida ele nunca conseguiu o apoio de empresários e investidores simpáticos ao seu modelo econômico.

Robert Owen (1771 – 1858) pode ser visto como um dos mais atuantes pensadores do socialismo utópico. Na condição de administrador, teve a oportunidade de observar claramente as penosas condições às quais os trabalhadores eram submetidos. A partir dessa experiência, resolveu dedicar-se à criação de cooperativas que negassem o individualismo e a lógica egoísta das empresas capitalistas. Os diversos teóricos do socialismo utópico têm ideias diferentes e propõem soluções diversas, mas é possível reconhecer traços comuns como: o reformismo através da boa vontade e participação de todos. Todas as tentativas não vão além de uma tendência fortemente filantrópica e paternalista: melhoria de alojamentos e higiene, construção de escolas, aumento de salários, redução de horas de trabalho. Por fim Saint-Simon pensava em uma sociedade industrial dirigida por produtores: classe operária, empresários, sábios, artistas e banqueiros. Fourier tentava organizar os falanstérios que eram várias unidades sociais que abrangiam entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (42.7 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com