TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Surgimento da Filosofia

Por:   •  21/6/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 3

Surgimento da Filosofia

A origem da filosofia se deu no fim do sec. VII e o início do sec. VI A.C. Iniciada na Grécia Antiga, como uma nova forma de produzir conhecimento, fundamentada pelo pensamento racional. Insatisfeitos com os mitos e a religião, que eram as únicas maneiras de o homem explicar a natureza e a sua própria realidade, começaram a se questionar e refletir sobre qual seria a verdadeira realidade, começando a dar os primeiros passos para fora da “caverna”, onde se encontravam na total escuridão para ir em direção da clareza que o conhecimento traz.

 Com o surgimento da Filosofia, o desenvolvimento do pensamento racional foi impulsionado pela disseminação de novas ideias, considerada a primeira ciência, trouxe a noção de experiência e razão com a capacidade de observação com diversas ramificações e linhas de estudos.

Metafísica: O que existe?

Este ramo do conhecimento filosófico investiga a natureza

fundamental da realidade.

Ontologia: O que é o ser?

Se preocupa com o estudo da natureza do ser.

Epistemologia: O que pode ser conhecido?

Trata-se do estudo do conhecimento, investiga a natureza

Fundamental das relações cognitivas (o conhecimento).

Lógica: O que é um bom raciocínio?

A lógica busca estabelecer os princípios do raciocínio válido.

Ética: Como se deve viver?

Estuda a natureza fundamental dos valores e da moral.

Estética: Feio ou belo?

Reflete sobre questões ligadas à arte, valores, como o belo e o feio e o sentimento que a arte desperta nas pessoas.

A reflexão filosófica segue algumas características, como:

Radical- conceitos fundamentais (base). Procura investigar a raiz dos acontecimentos, seus fundamentos e os valores originais dos fatos. Portanto, é uma reflexão com profundidade;

Rigoroso-coerência método explicitado, linguagem rigorosa. Segue um método adequado ao fenômeno de estudo, com rigor metodológico;

De conjunto- ela analisa as questões de forma global, visa a totalidade. Considera os fenômenos no conjunto dos fatos e valores, relacionando-os entre si e ao contexto histórico em que são produzidos.

Clarificação- processo de reflexão racional.

Justificação- métodos e profundidade da análise, que está relacionada com as razões que os filósofos explicitam para que as pessoas acreditem que suas alegações são verdadeiras.

A Filosofia na administração

A reflexão filosófica é fundamental para a atuação profissional do administrador porque esta profissão é muito mais do que uma mera aplicação de técnicas de gestão. O administrador é o responsável por tomar decisões de maneira ética e justa no direcionamento da organização.

MISSÃO- Se refere ao presente, a forma de comportamento, obrigação e dever a cumprir de uma organização.

VISÃO - O que a empresa aspira a ser, uma imagem compartilhada para guiar sua direção para o futuro.

VALORES- São convicções claras que a empresa defende, um conjunto de princípios que orientam a ação das pessoas que agem em nome da organização.

A declaração da missão, visão e valores é a forma mais poderosa de uma empresa inspirar, engajar e motivar sua equipe, respondendo o que a organização se propõe a fazer e para quem. Por esse motivo a missão, visão e valores é definida como base para o planejamento estratégico de uma empresa praticando os princípios que levaram a empresa ao sucesso em seu negócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (79.6 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com