TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Surgimento da Sociologia

Por:   •  19/5/2019  •  Dissertação  •  986 Palavras (4 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 4

                                               Resumo

Capítulo Primeiro: O surgimento da sociologia

A sociologia pode ser entendida como um pensamento moderno, um novo pensamento cientifico, um estudo social. Um pensamento cientifico moderno que já se desenvolvia desde Copérnico. O surgimento da sociologia ocorre em um momento especifica da história, com a desagregação da sociedade feudal e do desenvolvimento da socialização capitalista e também com o pensamento de vários pensadores que estavam preocupados com os problemas sociais da época e em procurar soluções.  

Foi no século XVIII que as transformações na vida social das pessoas mudaram o modo de viver, transformações politicas, econômicas e culturais. E principalmente as duas maiores revoluções da época, a revolução francesa e a industrial acelerando a instalação da sociedade capitalista.

Com a revolução industrial as mudanças na sociedade foram enormes, mudanças como a reordenação da sociedade rural, a destruição da servidão, o desmantelamento da família patriarcal, a atividade artesanal mudou para manufatureira e a grande emigração do campo para a cidade. As cidades na época não tinham condições de estrutura de moradia, de serviços sanitários, de saúde e com o extremo aumento de população nas grandes cidades, houve também um grande aumento da prostituição, do suicídio, do alcoolismo, do infanticídio, da criminalidade, da violência e muitos outros fatores trágicos afetaram as pessoas nesse período.

Outro fator importante desse período foi às manifestações dos operários contra a burguesia, pois nessa época as condições de trabalho eram péssimas. Manifestações como destruição de máquinas, atos de sabotagem e explosão de algumas oficinas, roubos e crimes, também as criações dos sindicatos.

Com essas transformações também surgiu a necessidade de analisar e estudar a sociedade para uma ação no meio social, pois além de ter o conhecimento de como a sociedade funcionava os pensadores também queriam mudar e transformar para melhor a sociedade, um meio importante para isso era a participação na politica, se envolvendo profundamente com os problemas sociais.  

As mudanças na forma de pensar também foram cruciais para o surgimento da sociologia, as transformações na ciência desde Copérnico, mostram uma nova metodologia de pesquisa e um pensamento racional perante o mundo, o que poderia servir para o próprio homem nas descobertas e em novos conhecimentos. Um bom exemplo é a forma sistemática da razão, usada pelos racionalistas no século XVII, os chamados racionalistas que lutaram contra o pensamento teológico da época. Um marco importante no século XVIII foram os Iluministas, que eram pensadores franceses que queriam mudar a sociedade, também eram ideólogos da burguesia que atacavam a sociedade feudal e tentavam explicar a realidade de acordo com o em baseamento das ciências naturais. Os iluministas estudavam as instituições sociais da época, pois eles tentavam demostrar o quanto estavam erradas, injustas e irracionais os modelos de sociedades do momento.  Mas não eram somente os filósofos que faziam essas observações sobre a sociedade, os homens comuns também começavam a ter uma visão diferente e racional perante aos problemas e transformações, e o pensamento religioso e de crenças começaram a serem questionados.

Em 1789 a burguesia toma o poder na França, investindo contra os fundamentos feudais, incentivando as empresas capitalistas. O principal objetivo dessa revolução era abolir radicalmente a forma de sociedade e seus costumes tradicionais, inovando na politica, economia e na cultura.  Também tirou alguns controles da igreja como a educação tradicionalmente controlada pela igreja, e atribuindo para o estado essa função. Com tantas consequências da revolução francesa, pensadores como Saint-Simon, Comte e Le play usaram expressões que dão um entendimento de como era a preocupação, expressões como anarquia, perturbação, crise e desordem para julgar as consequências da nova revolução.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (68.7 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com