TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Termo Cultura E Seus Significados

Ensaios: O Termo Cultura E Seus Significados. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  775 Visualizações

Página 1 de 2

O termo cultura e seus significados

Cultura e natureza são dois conceitos que estão relacionados, cultura são as atividades realizadas pelo ser humano, é sempre uma ação criativa do mesmo sobre a natureza. Essa ação criativa tanto pode ser de natureza imaterial ou simbólica, como valores econômicos, éticos e estéticos, crenças, leis, normas e costumes já natureza é tudo aquilo que existe e que não tem a intervenção do mesmo. Ou seja, os ser humano estar diretamente relacionadas aos dois conceitos, pois as suas atividades e intervenções servem como objeto de estudo.

Cultura é a maneira de cultivar a terra ou determinadas plantas, é o sistema de valores, instituições e atividades de uma sociedade, pode ser exemplificada com: bumba meu boi, tambor de crioula, comportamentos, crenças, normas e atividades de uma determinada sociedade, atividades que podem ser exemplificadas com: a castração de meninos em determinados países, o que nos causa estranheza, mas que em alguns lugares em determinadas culturas isso é visto com normal.

Natureza e cultura tem suas maneiras de como o tempo se realiza: na natureza o tempo é repetição, ou seja os eventos cotidianos são sempre da mesma forma. O tempo da cultura é o tempo da transformação, ou seja constantes mudanças em leis, normas, costumes, vestuário, etc.

Os estudos da filosofia sobre cultura abre um leque de questões que contribuem para um maior entendimento dessa realidade, destas podemos citar: a delimitação do conceito de cultura; a relação cultura e trabalho, enquanto ação humana sobre a natureza; a capacidade simbólica do ser humano que enche de significação a natureza e tudo aquilo que ele cria através de sua ação, ou seja, a sua capacidade de atribuir significação às coisas que o tira do mundo natural e o lança no mundo humano; e, por fim, as implicações vindas dessa capacidade de criar e recriar o seu próprio mundo, na medida em que ele mesmo se vê mergulhado num universo de significações que o modelam e dizem como ele dever ser, agir e viver.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com