TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SIGNIFICADO DA CULTURA

Resenha: O SIGNIFICADO DA CULTURA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2013  •  Resenha  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 3

O SIGNIFICADO DE CULTURA

Denomina-se cultura as formas e modos com os quais os indivíduos ou grupos sociais se desenvolvem e organizam suas vidas em determinada sociedade.

Fazem parte da cultura a língua do povo, suas tradições, costumes, crenças, normas valores entre outros.

Para a Antropologia, cultura diz respeito a toda manifestação material e não-material de um povo ou grupo social. Logo, cultura é tudo aquilo que passa pela ação do trabalho humano, através do qual somos capazes de transformar a natureza. Sendo assim, toda produção, seja ela material (artesanato, comidas, roupas, moradias, ferramentas, entre outros) ou não material (linguagem, histórias, ideias, projetos, entre outros) é não natural, ou seja, cultural .Cultura é toda manifestação humana proveniente do trabalho, que é a maneira por excelência de explorar a natureza e obter a subsistência. A lém dessa concepção importante para nós, temos outra que é de cultura como parte de uma sociedade ou povo, ou seja, um povo ou nação possui manifestações típicas de sua cultura.

No caso do Brasil, temos vários exemplos, desde os mais estereotipados, como o carnaval, o futebol e o celebrado “jeitinho brasileiro”, passando pelos menos percebidos, como nossa alegria de viver, o descaso com horários, regras e conven~çoes e a informalidade nas mais diversas relações sociais.

A função da cultura é tornar a vida segura e contínua para a sociedade humana, ela é o “cimento” que dá unidade a um certo grupo de pessoas que divide os mesmos usos e costumes, os mesmos valores.Desse ponto de vista, portanto, podemos dizer que tudo o que faz parte do mundo humano é cultura e que todos nós somos cultos, pois dominamos a cultura do nosso grupo, seja ele urbano ou rural,indígena ou de outra etnia, de uma ou de outra crença religiosa ou de qualquer outro tipo.

O emprego da palavra cultura, no cotidiano, é objeto de estudo de diversas ciências sociais . Félix Gattari, pensador francês(1930-1922) interessado nesse tema,reuniu os diferentes significado de “cultura” em três grupos,por ele designados Cultura valor, cultura-alma coletiva ,cultura mercadoria.

CULTURA-VALOR é sentido mais antigo e aparece claramente na ideia de cultivar o espírito. É o que permite estabelecer a diferença entre quem tem cultura e quem não tem ou determinar se o indivíduo pertence a um meio culto ou inculto,definindo um julgamento de valor sobre essa situação, nesse grupo inclui-se o uso do termo para identificar, por exemplo, quem tem ou não cultura clássica,artística ou científica.

CULTURA –ALMA COLETIVA

O significado de cultura-alma coletiva é sinônimo de civilização. Ela expressa a ideia de que todas as pessoas, grupos e povos têm cultura e identidade cultural.

CULTURA –MERCADORIA corresponde à cultura de “massa”. Ela não comporta julgamento de valor, como o primeiro significado, nem delimitação de um território específico,como o segundo. Nessa concepção, cultura compreende bens ou equipamentos-como os centro culrurais ,os cinemas, as bibliotecas, e as pessoas que trabalham nesses estabelecimentos- e os conteúdos teóricos e ideológicos de produtos-coo filmes, discos e livros-que estão á disposição de quem quer comprá-los

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com