TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Significado de Cultura

Artigo: Significado de Cultura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  Artigo  •  1.094 Palavras (5 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 5

Significado de Cultura

A cultura ao ser definida se refere à literatura, cinema, arte, entre outras, porém seu sentido é bem mais abrangente. Pode ser considerada como tudo que o homem, através da sua racionalidade, mais precisamente da inteligência, consegue executar. Dessa forma, todos os povos e sociedades possuem sua cultura por mais tradicional e arcaica que seja, pois todos os conhecimentos adquiridos são passados das gerações passadas para as futuras.

Para decifrá-la é necessário, então, dar-se conta das peculiaridades e das diferenças que se tornam cada vez mais complexas e diversificadas na sociedade humana, global, e contemporânea buscando as particularidades dentro de um mesmo processo cultural através de tentativas de uma tradução das mensagens nelas contidas, ampliando as esferas metodológicas e teóricas para o seu estudo e compreensão como tensão e recriação social e cultural constante. É uma das principais características humanas, pois somente o homem tem a capacidade de desenvolver culturas, distinguindo-se, dessa forma, de outros seres como os vegetais e animais. Apesar das evoluções pelas quais passa o mundo, a cultura tem a capacidade de permanecer quase intacta, e são passadas aos descendentes como uma memória coletiva, lembrando que a cultura é um elemento social, impossível de se desenvolver individualmente. Os elementos culturais são: artes, ciências, costumes, sistemas, leis, religião, crenças, esportes, mitos, valores morais e éticos, comportamento, preferências, invenções e todas as maneiras de ser, sentir, pensar e agir.

Não existem culturas superiores, nem inferiores, e sim culturas diferentes. Não se pode afirmar que a cultura de uma determinada sociedade seja superior ou inferior a outra, pois, à ciência não compete julgar e emitir juízos de valor, porém, constatar como as coisas são e explicar como e porque elas ocorrem. Cada cultura é uma realidade autônoma e só pode ser compreendida a partir de si mesma

Significado de Indivíduo

Durkheim enfatiza em “CONSCIÊNCIA COLETITVA E FATOS SOCIAIS” que "A sociedade não é a simples soma de indivíduos, e sim um sistema formado pela associação, que representa uma realidade específica com suas características próprias". Para ele nada se pode produzir de coletivo, se consciências particulares não existirem; mas esta condição não é suficiente. É preciso ainda que as consciências estejam associadas e combinadas de certa maneira, e desta combinação resulta a vida social. Enfatiza também que a ação social é uma ação cujo significado subjetivamente atribuído pelo sujeito ou sujeitos tem como referência a conduta dos outros, só havendo ação social quando ela possui um significado atribuído pelos indivíduos e orientada pelas ações alheias. Por isso, nem toda ação humana é necessariamente social.

Citando o exemplo: O choque entre dois ciclistas é, em si, uma ocorrência semelhante a qualquer outro fenômeno natural, mas passa a ser ação social se existe alguma ação orientada no sentido de evitar o choque, portanto orientada pela ação do outro; algum desentendimento ou algum diálogo amistoso após o choque.

A ação social não é apenas expressa através de comportamento externamente observável, mas pode também ser pela simples omissão ou permissão.

Significado de Sociedade

Toda sociedade compreende um sistema de status ou posição que ocupa. Status é a localização do indivíduo na hierarquia social, de acordo com sua participação na distribuição desigual da riqueza, do prestígio e do poder. Quando nos referimos a poder, em Sociologia, não limitamos o significado dessa expressão ao seu sentido estritamente político.

O poder político não é todo poder, conforme Weber. Poder significa a possibilidade de impor a própria vontade em uma relação social, mesmo contra toda resistência.

STATUS ADQUIRIDO: são posições ocupadas por escolha pessoal.

STATUS ATRIBUÍDO: são posições ocupadas independentemente da vontade dos indivíduos.

STATUS ESPECÍFICO: é a denominação para cada uma das posições que o indivíduo ocupa simultaneamente. No ambiente urbano os indivíduos tendem a ocupar um maior número de status específico do que nas sociedades rurais.

STATUS PRINCIPAL: é aquele que dá mais prestígio, poder e riqueza ao indivíduo, em dado momento de sua existência. Nas sociedades contemporâneas do tipo urbano-industrial, este status tende a ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com