TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CULTURA Em termos gerais etnográfica

Seminário: CULTURA Em termos gerais etnográfica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  Seminário  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 2

A CULTURA EM SEU AMPLO SENTIDO ETNOGRÁFICO

A noção de cultura recebe muitos e distintos significados; seja em nosso dia a dia como nas ciências que a estudam. No mundo globalizado a cultura, com as inovações tecnológicas e a velocidade das informações, sofreu e sofre grandes transformações que constantemente adentram o ambiente escolar. Ao fazer parte do ambiente escolar, essa mesma cultura tem uma relação intensa e constante com os personagens que compõe esse ambiente.

A cultura não pode ser definida como algo pronto, estático, que já nasce com o individuo. A cultura se modifica e redefine com o homem e seu desenvolvimento, seja de capacidades, seja de adaptações, enquanto o homem busca desenvolvimento para se relacionar com outros e com o ambiente, a cultura vai se construindo de novas características, entretanto não sendo o homem o único habitante no planeta, a cultura também ira se diversificar de acordo com o ambiente em que determinado grupo humano se encontra.

A pratica docente de diversas maneiras está intimamente ligada não só a cultura mas também ao currículo que compõe esta cultura, as necessidades de uma pratica diferenciada no cotidiano. Existe então a importância de se tratar o docente como ponto chave para se compreender a pratica que este exerce.

Entre a prática docente e a cultura existe uma ligação que permeia todo o ambiente na qual as duas estão inseridas. A cultura escolar, construída de modo subjetivo tem no professor um dos seus maiores propagadores de modos de ver, agir e pensar uma sociedade, nela que se encontram os traços marcantes da sociedade e sua época, nela que se torna visível o modo como a sociedade na qual esta inserida vê a escola e suas funções.

O docente com sua prática, não somente propaga e vivencia tal cultura, mas diante da mesma tem seus atos a partir do modo como tal cultura determina em diversos casos. Nessa ligação conflituosa é de fundamental importância para a educação contemporânea que o docente se constitua em um agente passivo ao mesmo tempo em que ativo na construção do ambiente escolar.

Sendo assim tornam-se necessários estudos mais aprofundados de como a cultura escolar visualiza o professor e sua prática e de como a sociedade na qual esta escola está inserida forma tal professor para sua vivência cotidiana com o ambiente escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com