TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de modernidade líquida e pós-modernidade

Por:   •  13/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 3

  1. O conceito de modernidade líquida e pós-modernidade.

A modernidade liquida trata da fluidez das relações em nosso mundo, Segundo Bauman as pessoas não sabem mais como manter relações de longo prazo, ou se relacionam apenas no mundo mundo virtual, que acaba aumentando a solidão. Na modernidade liquida nada é feito para durar, ele usa a base de liquido (liquefazer, de que tudo que é solido se desmancha, se torna algo sem sentido). Hoje é muito fácil iniciar uma relação, e também é muito mais fácil desfaze-la. E a pós-modernidade é é aquele que reproduz a ideologia do pós-modernismo, que se recusa a qualquer tipo de debate, que relativiza a vida ao máximo e que, dentro dessa superrelativização, não consegue estabelecer críticas e nem formar regras para guiar a sociedade.

  1. A relação entre desenvolvimento social e econômico levando-se em consideração os atuais paradigmas "pós-modernos" discutidos pelo autor.

Para Bauman a guerra é politica por outros meios, as pessoas vivem inseguras. As empresas consideram negociações dentro dela, e esta é uma parte da nova filosofia da administração. Fala que as demissões, a economia e reestruturação periódica em alguns casos as demissões são necessárias para a boa administração, para melhorar a empresa. Hoje em dias com isso os funcionários não se voltam para o patrão, eles provam que não serão os próximos a serem demitidos. As pessoas devem aprender a ser mais misteriosas, e não expor suas vidas em redes sociais, ou comentarem como os outros, isso pode prejudica-las na vida pessoal e profissional.

  1. A influência da tecnologia no contexto da leitura, da concentração e da sala de aula.

A tecnologia influencias as pessoas a não estudarem, não pesquisarem, as pessoas querem as informações de forma mais fáceis, não gostam de ler, Bauman diz que as pessoas devem treinar para se concentrar em uma atividade por vez, as pessoas estão na zona de conforto, não tem paciência para ler um texto, elas querem tudo pronto.

  1. . A "dependência" do Google.

O maios obstáculo das pessoas é o excesso de conhecimento, de informaçoes, com o google, as pessoas tem acesso muito facil à informação, toda a informação que o google oferece é mil vezes maior do que a capacidade do cérebro humano assimilar, a cada perguntas à milhões de respostas, e quanto mais informações, menos você aprende, não é porque temos mais informações que somos mais sábio.

        Bauman diz que as redes sociais, o google, nos servem de tranquilizantes, para tratar doenças como solidão, falta de conhecimento e outros. As pessoas estão na zona de conforto, tem todas as informações no alcance dos dedos, no computador.

  1. A crítica realizada pelo autor sobre o campo das relações (relacionamentos) sociais.

Bauman critica muito os meios de comunicação que ajudam a banalizar o medo, e que são informações sem reflexão, diz que o importante não é só a informação que é entregue, mas sim o modo que é entregue, as mídias fazem a sua ideia, você não tem sua própria opinião, e sim uma opinião formada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (44.2 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com