TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que nos dizem as teorias cientificas?

Por:   •  11/11/2018  •  Resenha  •  1.124 Palavras (5 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 5

O que nos dizem as teorias cientificas?

  1. Realismo: Elas nos dizem o mundo como ele é em seus aspectos observáveis e não observáveis.  Para os realistas a distinção entre observável e não observável não é importante, pois independente disso, se sua teoria esta justificada, as coisas postuladas por ela de fato estão lá.
  2. Instrumentalismo: As teorias nos dizem as coisas como ela são, mas só nos seus aspectos observáveis. É importante agora definir o que seria o observável e o não observável. A teoria é vista como um instrumento de predizer fenômenos.
  3. Empirismo construtivo: As teorias nos dizem as coisas como ela são em seus aspectos observáveis e como elas podem ser no não observáveis.  Nutre dúvidas sobre os não-observáveis, não podemos afirmar se de fato existem ou não.

Realismo científico.

Teorias são verdadeiras, descrevem o que há no mundo e como as coisas estão correlacionadas.

Verdade? As teorias vêm e vão, o que era considerado verdadeiro é abandonado e substituído por outro. Os realistas explicam: as teorias antigas estavam mais longe da verdade, não eram completamente verdadeiras.

Essas teorias têm de ser maduras: estão por ai há algum tempo, toda a comunidade científica aceita e foram testadas seriamente.

Argumento sem milagres – Hillary Putnam

“ O argumento positivo para o realismo consiste em que ela é a única teoria cientifica que não faz do sucesso da ciência um milagre.”

Nós estamos olhando para a ciência graças ao seu sucesso, mudou nosso mundo com suas implicações tecnológicas. E esse sucesso não poderia vim de repetidos milagres, então as teorias nos dizem o mundo como ele é.

PROBLEMA 1: Metaindução pessimista.

Quantas teorias foram consideradas verdadeiras e hoje foram consideradas falsas?

A metaindução pessimista é o argumento contra os realistas que utiliza exemplos da história. Metaindução pois trabalha a um nível acima das ciências e pessimista pois fala que nossas teorias atuais podem não ser verdadeiras.

Contra-argumento realista: Essas teorias não estariam maduras. Para uma teoria ser considerada madura elas tem de fazer predições que são novidades.

Problema 2: A SUBDETERMINAÇÃO DA TEORIA PELA EVIDÊNCIA

Quais são as teorias em relação as quais deveríamos ser realistas? Comojá dissemos, aquelas que são empiricamente bem-sucedidas, que fazem novas predições, que são "maduras". E se tivermos duas teorias que são igualmente bem-sucedidas empiricamente? Qual delas devemos considerar como verdadeira? Consideremos duas teorias sobre a extinção dos dinossauros. A Teoria 1 sugere que isso se deveu ao choque de um enorme meteoro que ergueu uma gigantesca quantidade de poeira na atmosfera, bloqueando o sol, mudando o clima e destruindo ecossistemas. A Teoria 2 defende que, ao contrário, deveu-se a uma enorme atividade vulcânica que jogou uma enorme quantidade de poeira na atmosfera, bloqueando o Sol.Qual e a verdadeira? A resposta óbvia do realista seria dizer que nenhuma deve ser tomada como verdadeira, que ambas devem ser consideradas hipóteses provisórias e que devemos suspender o juízo até que mais evidencias sejam obtidas. Então, quando descobrimos evidencias que apoiem a teoria 1, mas também encontramos evidências que apoiem a teoria 2.

O que acontece se, para qualquer evidencia que encontramos em apoio de uma teoria, encontramos evidencias em apoio a sua competidora? Isso é subdeterminação da teoria pela evidência: qual teoria deveríamos aceitar como verdadeira não é determinada pela evidencia. E ela forma a base para um outro argumento contra adotarmos uma atitude realista.

A ideia central e a seguinte: para qualquer teoria T que seja empiricamente bem-sucedida e explique os fenômenos, é possível que exista uma teoria alternativa T' que é bem-sucedida empiricamente e explica os mesmos fenômenos, mas que postula um conjunto diferente de entidades ou apresenta o mundo como sendo de um outro modo. Quão poderoso o realista considera esse argumento depende diretamente de quão seriamente ele encara tal possibilidade.

Como o realista pode apelar para evitar a subdeterminação: Por exemplo, ele poderá insistir que devemos acreditar naquela que é a melhor explicação dos fenômenos. Isso então dá lugar à questão que conta como a "melhor" explicação? Lembremos: ambas as teorias são igualmente bem-sucedidas empiricamente e, nesse sentido, ambas explicam os fenômeno.

Como explicar um fenômeno: A partir de uma abordagem "Nomologica-Dedutiva" ou"N-D" da explicação "dedutiva" porque ela é baseada na ideia fundamental de que, para explicar algo, deduzimos um enunciado referindo-nos a ele de um outro mais geral (nesse caso, leis cientificas); e "nomológico" do Grego "nomos" para lei.Porém a visão  N-D da explicação  parece ter sido abandonada pela maioria.2 Hoje em dia, há várias abordagens em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (211.6 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com