TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é ciência Silvio Seno Chibeni

Por:   •  10/12/2015  •  Resenha  •  1.821 Palavras (8 Páginas)  •  1.777 Visualizações

Página 1 de 8

GALILEI, Galileu. O Mensageiro das Estrelas. Veneza. Tommaso Baglioni, 1618.

Resenha crítica

        

        Galileu Galilei, Natural de Florença na Itália, desde novo obteve interesse pela matemática e pela física, porem seu pai queria que ele se dedicasse a medicina, o que não ocorreu. Desenvolveu vários instrumentos como: o termômetro de Galileu, balança hidrostática, relógio de pendulo dentre outros, alem do mais foi personagem de suma importância na revolução cientifica. Não foi o inventor do telescópio, porem melhorou o mesmo. Em idas freqüentes a Veneza Galileu observou um telescópio que foi oferecido ao doge de Veneza, a partir daí ele obteve a conclusão que esse tal telescópio oferecido ao doge era composto de duas lentes e um tubo, com isso logo construiu um que era três vezes mais potente logo em seguida um que era dez vezes mais potente chegando assim em uma trinta vezes mais potente que o oferecido ao doge. Com isso ele foi o primeiro a utilizar o telescópio para estudos científicos, assim deu inicio as observações astronômicas descobrindo assim a via láctea, satélites de Júpiter e as montanhas e crateras da lua todas essas descobertas foram feitas em março de 1610 e publicadas no livro O Mensageiro das Estrelas.

        As observações feitas por Geliei é o tema do pequeno tratado escrito e deixado para que todos que estudam e contemplam a natureza possam desfrutar do das suas incríveis observações feita através de um simples telescópio. Estrelas fixas nunca vista que ultrapassaram o numero das que já conheciam antes, distancia e tamanho observado pela luneta levou a conclusão de que a lua não era de nenhuma maneira como haviam pensado antes, com uma superfície polida, lisa e plana, mais sim uma superfície totalmente diferente, desigual, cheia depressões, protuberâncias e sinuosidade. De fato Galileu observou coisas nunca observadas por outros astrônomos e filósofos antes dele, dentre essas observações esta a descoberta de quatro estrelas errantes e ele observou também que não havia nada de substancias nebulosas nas estrelas.

        A idéia da construção desse telescópio veio logo após rumores de que um Belga havia construído uma luneta com o auxílio de objetos visíveis. Com base na teoria das refrações Galileu construiu um instrumento semelhante, com um tubo de chumbo e com lentes nas extremidades, sendo elas uma convexa e uma côncava. Essa luneta não tinha tanta precisão como às aprimoradas posteriormente. Em seguida ele fez uma luneta que aproximava três vezes mais e ampliava o objeto em nove vezes a mais que as vista em olho nu,  posteriormente houve a construção de outro telescópio que deixava o objeto sessenta vezes maior que a visão comum, com isso ele foi aprimorando mais ainda e chegou a um que ampliava em mil vezes e aproximava mais que trinta vezes, tal instrumento teria varias funções como na observação lunática como na terrestre.    

         Galilei relata que viu a lua distante da terra apenas dois raios terrestres –cerca de 12.756,2 km-  e logo em seguida observou com imensa alegria as estrelas fixas e as errantes, ao verificar grande quantidade delas imaginou um método que fosse capaz de medir a distância entre elas, e por fim descobriu. Com isso a discrição da lua começa a ser feita. A principio foi relatado à superfície lunática com tais características: desigual, cheia de protuberância e desuniforme, contrariando assim a idéia que os filósofos tinham a cerca da lua. Relatou também eu haviam uma espécie de excrescências brilhantes e elas se estendiam em grande numero na parte escura da lua e que havia pequenas partes escuras avançando dentro da parte luminosa.

         Passou horas e horas observando-a, e com isso descreve a respeito da luminosidade na lua apontando que há partes mais claras e outras mais escuras, abordando também que existe claridade na parte escura e escuridão na parte claras e bem afastados uns dos outros, achava também que a parte mais brilhante da lua seria apta a representar a superfície terrena e a sua parte mais obscura a superfície aquosa. A lua é rodeada por cordilheiras bem elevada. A parte mais escura da lua estava diante ao sol enquanto a mais clara está virada para a parte mais escura da lua.

        Apontou que havia um orbe vaporoso que de certa forma e sem tanta opacidade, mais espesso, iluminado pelos raios solares, com aspecto de uma esfera maior, poderia limitar a vista de modo a não alcançar totalmente o corpo solido da lua, dificultando assim, mais ainda a visão quando esta mais iluminada.

        Algumas perguntas pairavam pelo ar, tais como se no mundo não restava nenhum outro corpo a não ser a terra e a lua, se e lua era banhada de luz pela terra, com isso ele tenta explicar um pouco tais duvidas, isso alegando que a lua quando ocupa um espaço entre o sol e a terra é ungida pelos raios solares em seu hemisfério superior que esta virada pelo lado oposto da terra, enquanto o hemisfério inferior que esta voltada para a terra é ungido pela escuridão e desta forma não ilumina de nenhuma forma a superfície da terra. Quando a lua vai se afastando do sol gradativamente parte do hemisfério inferior virado para a terra passa a ficar iluminada e nos mostra uns finos cornos de cor branca iluminando ligeiramente a terra. À medida que a iluminação solar cresce na lua o reflexo dela só aumenta na terra. Quando toda a face da lua que esta virada para a terra é iluminada com uma luz muito brilhante que vem do sol, a superfície terrestre brilha por todas as partes. Dessa forma concluímos que quando a terra esta mais iluminada pela lua, a lua esta menos iluminada pela terra e vice-versa.

        As estrelas fixas e errantes, observadas por lunetas não se vê aumentada na mesma proporção em que os outros objetos, sendo assim nas estrelas o aumento é menor. As estrelas durante o crepúsculo vespertino aparecem muito pequenas, durante ao meio dia é vista tão pequena que mal parece se igualar a uma pequena estrela de ultima grandeza, já a lua observada ao meio dia ou durante as trevas é do mesmo tamanho. As estrelas são bem raiadas dentre as trevas, mas com a presença da luz do dia elas somem isso não ocorre somente com a luz, mas também com a presença de nuvens que se interpõe entre a estrela e o olho do observador. Se utilizar vidros coloridos em lunetas ou véus escuros, as estrelas não serão vista da mesma forma como com vidros transparentes e com véus claros.

        Há uma diferença enorme entre a aparência dos planetas e das estrelas fixas, os planetas apresentam os glóbulos redondos e circulares, como pequenas luas coberto por inteiro de luz, já as estrelas fixas não aparecem de maneira alguma delimitado por contornos circulares más sim com raios brilhantes. Com a luneta podemos observar diversas estrelas abaixo da sexta grandeza, já que com a vista desarmada não vemos elas, pois escapam da vista.  

        Galileu definiu que a galáxia não era nada a mais nada menos que um aglomerado de incontáveis de estrelas reunidas em grupos. Para qualquer lugar que se aponta o telescópio o que vemos é um enorme numero de estrelas, de tudo quanto é tipo e tamanho. Apontou que havia uma luminosidade leitosa com uma nuvem esbranquiçada na galáxia, mais essa nuvem não era somente característica da galáxia, mais sim de outros lugares também.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (88.1 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com