TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Artigo: Algumas observações sobre o "Método Científico" de Silvio Seno Chibeni"

Por:   •  24/9/2019  •  Resenha  •  703 Palavras (3 Páginas)  •  918 Visualizações

Página 1 de 3

CPS – FATEC MAÚA

Rafaela Gonçalves Silva – RA: 1130741923011

Resenha do Artigo:

"Algumas observações sobre o "Método Científico" de Silvio Seno Chibeni"

Mauá

2019

Questionar é o atributo de um filósofo, porque não há outro início para a filosofia além desse.

(Platão)


Inicialmente, Chibeni, afirma que o "título" científico é muitas vezes utilizado pela seriedade do termo. LAKATOS (2003 – 5 ed. – p 80-81) define algumas características que definem de uma pesquisa científica:

a.) Objetivo ou finalidade: preocupação em distinguir a característica comum ou as leis gerais que regem determinados eventos.

b.) Função: aperfeiçoamento, através do crescente acervo de conhecimentos, da relação do homem com o seu mundo.

c.) Objeto – subdividido em:

Material: aquilo que se pretende estudar, analisar, interpretar ou verificar, de modo geral;

Formal: o enfoque especial, em fase das diversas ciências que possuem o mesmo objeto material.

Em seguida o autor coloca que um dos pontos fundamentais do método científico é não haver "[...]receita universal para se fazer ciência."(.sic), ou seja, não há uma maneira absoluta incontestável para se fazer ciência.

Posteriormente, discorre sobre os três tipos ou etapas do saber, que se tratam dos seguintes: conhecimento por experiência sensorial, conhecimento técnico e conhecimento teórico. BARATA (1998, Vol. 1 – nº1, p 15) diz que todo o conhecimento, seja ele oriundo do cotidiano ou das interpretações mágicas, religiosas, filosóficas, científicas ou artísticas da realidade, em sua origem em problemas práticos, isto é, em necessidades humanas.
Ou seja, antes de se chegar ao conhecimento teórico, partimos sempre da experiência sensorial direta, que está atrelada alguma necessidade humana.

O artigo também nos traz a reflexão sobre a diferença entre Teorias Fenomenológicas e Teorias Explicativas, bem como o problema que hoje é conhecido como "problema da indução".

"É importante observar que do ponto de vista científico essas duas classes de teoria não são conflitantes: é possível que um mesmo conjunto de fenômenos seja tratado por duas teorias, uma fenomenológica e outra explicativa; a segunda complementando a primeira quanto ao poder explicativo. [...]Filosoficamente, a distinção entre teorias fenomenológicas e explicativas é muito expressiva, [...]o estabelecimento de uma lei fenomenológica requer apenas a observação cuidadosa, controlada e repetida dos fenômenos. [...]Já as leis de teorias explicativas não podem ser fundamentadas desse modo. [...]as teorias científicas explicativas buscam estabelecer os mecanismos causais dos fenômenos."

(CHIBENI, Silvio Seno; MOREIRA-ALMEIDA, Alexander. v. 34, supl. 1, p. 8-16, 2007.)

Sobre o problema da indução, Karl Popper (2012, p.28) diz que o problema da indução também pode ser apresentado como a indagação acerca da validade ou verdade de enunciados universais que encontrem base na experiência, tais como as hipóteses e os sistemas teóricos das ciências empíricas.

Chibeni escreve sobre hipóteses e explicações científicas, salientando a divisão epistemológica entre os realistas científicos e os anti realistas científicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (117.8 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com