TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é ser cidadão

Por:   •  29/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  1.745 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

O que é ser um cidadão?

É um indivíduo com a plena consciência de seus deveres e responsabilidades com a sociedade. Se trata do exercício da democracia, exercendo seus direitos políticos, civis e sociais. A expressão dessa igualdade demonstra um zelo com compromisso dos indivíduos perante a lei dentro de uma sociedade organizada, conscientemente, dentro de seu país.

METODOLOGIA

CIDADÃO

É o indivíduo que está dentro de seus direitos sejam eles civis ou políticos de um Estado, porém não é apenas de seus direitos, o cidadão também desempenha deveres com o Estado.

Efetivamente, ser um cidadão é ter o poder de seus direitos básicos. Os direitos sociais dão a base para que o indivíduo possa evidenciar sua participação dentro da sociedade, é ter o direito ao trabalho, a uma saúde de qualidade, assegurar a terceira idade com tranqüilidade, a educação e toda a riqueza moral. Isto enfatiza claramente sua participação dentro da sociedade, pois, dessa forma, o indivíduo inicia seus direitos primordiais. Temos direito a igualdade perante a lei, se trata de nossos direitos civis, todos somos iguais perante a lei. Dessas formas, participamos da sociedade, votando e sendo votados, exercendo o direito político que nos foi dado. Assim, se segue a democracia dentro do país honrando sua Pátria.

Esta sociedade equilibrada esta praticando a cidadania, esta é uma das metas do País com a sociedade, educar seus participantes.

CONCLUSÃO

Por fim, chegamos a conclusão que ser um Cidadão é ter seus direitos Civis plenos, ou seja, o direito á vida, á igualdade, liberdade. Ter seus direitos políticos que é votar e ser votado, criar projetos de Leis ordinárias e complementares ao Legislativo, que é a iniciativa popular e por fim seus direitos sociais que é ter uma educação justa, um trabalho que lhe proporcione uma qualidade de vida, auxilio a uma saúde de qualidade, e por fim uma velhice tranquila.

Sendo assim o bom cidadão “deve” preencher a cidadania exercendo estes três direitos que lhe são propostos e cumprindo seus deveres perante seu País.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

http://www.webartigos.com/artigos/o-cidadao-na-constituicao-federal-de-1988/32865/ - acessado em 04 de março de 2015

http://www.dedihc.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=8- acessado em 01 de março de 2015

http://www.dhnet.org.br/abc/herkenhoff/capitulo1.htm - acessado em 28 de fevereiro de 2015

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (122 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com