TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OBSERVAÇÃO DE UMA AULA DE FILOSOFIA E ENTREVISTA COM UM PROFESSOR

Por:   •  29/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 3

O que é ensinar?

Digamos que há muitos termos que parecem pertencer à mesma faixa lógica de 'ensinar', embora, penso eu, estejamos a tornar-nos mais sensíveis justamente ao fato de saber se as atividades que esses termos designam devem ou não fazer parte da escola. O conceito de ensino é de importância vital porque o modo como nós professores entendamos o que é ensinar afeta grandemente o que efetivamente fazemos na sala de aula. Se é verdade que as nossas atividades dependem do modo como as vemos, das nossas crenças acerca delas, então, se tivermos ideias estranhas e esquisitas sobre o que é ensinar, será provável que, sob esse nome, façamos coisas estranhas e esquisitas.

Como você escolhe seus procedimentos de ensino?

Por experiência de aprendizagem nós professores entendemos a interação que se processa entre o aluno e as condições exteriores do ambiente a que ele pode reagir. "A aprendizagem ocorre através do comportamento ativo do estudante: este aprende o que ele mesmo faz, não o que faz o professor." Ao conceber a experiência de aprendizagem como resultante do processo de interação do estudante com seu ambiente, estamos supondo que ele é um participante ativo no processo de aprendizagem e de construção do conhecimento. Os procedimentos de ensino devem, portanto, contribuir para que o aluno mobilize seus esquemas operatórios de pensamento e participe ativamente das experiências de aprendizagem, observando, lendo, escrevendo, experimentando, propondo hipóteses, solucionando problemas, comparando, classificando, ordenando, analisando, sintetizando etc.

Você se baseia em algum teórico? Qual? Como?

Sim, dependendo do tema tratado tenho a obrigação de trazer as informações para meus alunos com várias visões, hoje em dia temos várias ferramentas onde podemos buscar essas informações, a internet ajuda muito, pois temos várias visões sobre o mesmo assunto em diversos sites.

Relatório

Verificado no inicio da aula os alunos ficaram agitados perante o assunto da aula, “O que é a morte?”

Muitos fizeram expressões como se não fizesse sentido esse tema, outros ficaram fazendo brincadeiras, o professor ao ver as diferentes reações começou a aula perguntando para alguns alunos de forma direta “Você pensa na sua morte”, alguns falaram que sim, outros falaram que não pensam nisso pois tinham medo, as respostas foram as mais diversas possíveis, me chamou a atenção um grupo de alunos que falavam, “viva como se fosse seu último dia”, “pra que esperar para amanhã o que pode ser resolvido hoje”. O professor começou a explicar como a morte é tratada em diferentes crenças, falou da sua visão sobre a morte, explicou o porque acredita nisso, houve algumas dúvidas, alguns alunos falaram sobre céu e inferno, neste momento houve uma certa discussão, pois aquele grupo que mencionei anteriormente um dos alunos disse a seguinte frase “Tu já parou pra pensar que podemos estar vivendo o inferno de outros mundos?” Neste momento as pessoas que possuíam uma crença maior, começaram a falar em falta de respeito e o professor teve que intervir e acalmar os ânimos, ele disse que cara um acredita em algo e temos que respeitar as decisões dos demais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (39.1 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com