TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR OBSERVAÇÃO DE UMA AULA E ENTREVISTA COM UM PROFESSOR

Por:   •  16/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO: PEDAGOGIA

DISCIPLINA: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

ALUNA: THIARA DE BRITO RODRIGUES ALVES

MATRICULA: 201909040401

DATA: 08 DE NOVEMBRO DE 2019

PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR

OBSERVAÇÃO DE UMA AULA E ENTREVISTA COM UM PROFESSOR

OBJETIVOS

Este relatório tem como objetivo analisar e observar de maneira direta a interação entre os alunos e professores de forma prática numa sala de aula. Fazendo a interação dos conhecimentos adquiridos na matéria filosofia da educação juntamente com as práticas analisadas em sala de aula.

INTRODUÇÃO

A observação de uma sala de aula foi realizada no Colégio Adventista Campo Grandense, situada na Avenida Cuiabá, 1311 no bairro Leblon, no município de Campo Grande M.S. O atendimento é para as séries da pré-escola até o 3º ano do ensino médio, sendo nos períodos matutino, vespertino e integral. Foi acompanhado a aula da professora Maria Clara dos Santos, formada em pedagogia e que trabalha na instituição há 08 anos, sua turma é a pré-escola, sendo crianças de 02 anos de idade.

ENTREVISTA COM A PROFESSORA

1 – O que é ensinar?

        Ensinar é transmitir conhecimento, é um processo de ensino, é ter amor em ajudar o próximo.

2 – Como você escolhe seu procedimento de ensino?

        A instituição possui um plano anual de ensino, onde consta o conteúdo que deve ser preparado e ministrado em sala de aula e as datas, tudo deve seguir e  acompanhar esse plano. E conforme a programação da aula é estipulada como será feito o ensino.

3 – Você se baseia em algum teórico? Qual? Como?

        Não. Realizo estudos em geral de como me preparar e repassar os conteúdos e ensino que preciso que os alunos adquiram.

4 – Como acontecem as relações interpessoais em sala de aula? Como você trabalha os conflitos?

        Assim como toda sala de aula, os pequenos também têm seus conflitos. Seja por uma briga por causa de brinquedos, por não querer compartilhar algo que estamos usando em sala, dentre outros conflitos. Mas assim como qualquer conflito, o dialogo é a melhor solução, explico e faço o possível para que entendam, reflita e leve um aprendizado do que aconteceu. Por se tratar de crianças, logo elas se abraçam e saem correndo para brincar.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

O item principal que utilizo é a lousa, é nela que faço os desenhos explicando sobre as atividades do dia, giz e canetão. Para as atividades usamos todos os itens reutilizáveis para artesanatos e confecções das nossas brincadeiras, e itens para pinturas e desenhos.

RESULTADOS E CONCLUSÕES

Observar uma sala de aula e como os professores lidam com os alunos e repassam os seus conhecimentos, foi de extrema importância pois serviu como base para entender a relação entre aluno e professor. Assim como, acendeu ainda mais a vontade de se tornar uma pedagoga e exercer a profissão com amor, dedicação e da melhor forma possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (71 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com