TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origem Da Vida

Artigo: Origem Da Vida. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  Artigo  •  947 Palavras (4 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 4

Origem da vida

Os estudos científicos da origem da vida, ocasionalmente também denominados evolução química, constituem um ramo pluridisciplinar da ciência, que envolve, além da Química e da Biologia, conhecimentos de Física, Astronomia e Geologia. Seu objeto de interesse são os processos que teriam permitido aos elementos químicos que compõem os organismos atingirem o grau de organização estrutural e funcional que caracteriza a matéria viva. O fato de que estes processos requerem condições determinadas, que só podem ocorrer em locais específicos do universo, conecta o estudo da origem da vida à Astrobiologia.

Os modelos propostos para a origem da vida são tentativas de recriar a história desta evolução e é importante destacar que não existe, na maioria das etapas deste processo, nenhum consenso entre os cientistas. É uma situação inteiramente distinta da evolução biológica onde o modelo evolucionista Darwiniano encontra-se bem estabelecido há mais de um século. Para melhor situar o problema é indispensável em primeiro lugar examinar os níveis de organização inerentes à matéria viva e então discutir como os modelos propostos para a origem da vida (ou biopoese) tentam resolvê-los.

A primeira teoria criada para se explicar a origem da vida ficou conhecida como abiogênese. Elaborada por Aristóteles, baseava-se no princípio da vida originada da matéria bruta mais um princípio ativo (matéria orgânica) qualquer. Os seu principal adepto, além de Aristóteles, foi Needham. Esse, por sua vez, realizou um experimento cujo resultados ajudaram na comprovação da existência da abiogênese. Na experiência, Needham colocou caldos nutritivos em frascos; aqueceu-os e fechou-os. Ao aquecer, o cientista queria matar os microrganismos presentes no caldo. Apesar disso, nos frascos, surgiram seres microscópicos. Isso aconteceu porque somente o aquecimento não foi suficiente para matar os microrganismos e, como não se sabia disso, a abiogênese foi erroneamente confirmada como a teoria que explicava a origem da vida. Esse foi o erro de Needham.

Outra teoria, criada por Redi, para tentar explicar a origem do seres foi a biogênese. Segundo ele, a vida provêm de outra vida já preexistente. Seus principais adeptos foram Spallanzani e Louis Pasteur. Redi realizou um experimento para tentar confirmá-la. Ele colocou, em dois frascos, um pedaço de carne. O 1° frasco ficou aberto e, como resultado, surgiram larvas de insetos. Já o 2° frasco foi tampado com uma gaze e não gerou vida. O experimento de Redi teve bastante impacto, porém, não conseguiu acabar com a teoria da abiogênese. Mais tarde, Spallanzani fez outra experiência, da seguinte maneira:

Foi repetido o experimento de Needham e, além disso, aqueceu e ferveu os frascos, tampando ambos em seguida. Não houve surgimento de vida. Os adeptos da abiogênese usaram como argumento contrário o fato de Spallanzani ter fervido o caldo e, com iss, matou o princípio ativo, e sem ele não há o surgimento da vida. O erro de Spallanzani foi não ter feito grupo controle, ou seja, um frasco com o caldo fervido, porém aberto.

Louis Pasteur, para tentar acabar de vez com a abiogênese, realizou um experimento que consertava todos os erros cometido pelos outros cientistas. Ele colocou em um frasco aberto e com o “pescoço” reto um caldo fervido, constituído de água e açúcar. Em outro frasco, aberto e com o “pescoço” curvado, colocou o mesmo caldo fervido. Obteve os seguintes resultados:

No1° frasco (pescoço reto) houve surgimento de microrganismos. Já no 2° (pescoço curvado) não houve surgimento de vida, pois os insetos depositavam seus ovos no pescoço, não chegando al caldo. A teoria da abiogênese, ou geração espontânea, finalmente foi desmentida.

Ao longo do surgimento de explicações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com