TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Filosofos Convivem Conosco

Casos: Os Filosofos Convivem Conosco. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  689 Visualizações

Página 1 de 2

OS FILÓSOFOS CONVIVEM CONOSCO.

Existe uma ideia clara sobre a figura dos filósofos, que os indicam como uma pessoa esquisita. Em geral, pensamos no filósofo com um tipo esquisito, estranho e diferente e esta ideia não vem de hoje.

Essa ideia já vem de antigas gerações. Uma das versões para a morte de Pitágoras, é que ele morreu em um incêndio provocado pelo próprio povo, porque achava ele uma ameaça à cidade, ou seja, para a sociedade.

Segundo Platão que em sua obra intitulada Teetetos, em que Platão, num diálogo entre Sócrates e Teodoro, descreve a figura do filósofo: “Falemos dos que representam os verdadeiros filósofos, pois os que não revelam nenhuma excelência na prática da filosofia”. Neste caso o filósofo é visto como uma pessoa diferente, que vive no mundo da lua, pessoa que não tem conhecimento dos problemas sociais e não tem conhecimento dos seus próprios direitos, gerando assim suspeitas tanto para o filósofo quanto para a filosofia.

Se encontrarmos uma frase como esta: “a mentira é verdade, porque se não é verdade não é mentira”, achamos que os filósofos se sentem agradáveis em nos confundir, porém é ao contrário, pois assim percebemos a capacidade que temos de reflexão e de julgar o certo e o errado.

Os filósofos ficaram conhecidos como pessoas que confundem nossas ideias, quando de fato é na filosofia que encontramos respostas capazes de nos livrar das confusões de nossas ideias, mas nos interessamos muito mais pelas frases estranhas e com linguagem obscura do que pela filosofia que pode nos proporcionar uma linguagem clara e segura.

Muitas vezes a filosofia esta ligada a uma investigação distraída sem interesse para a nossa existência. Ainda assim o ser humano é um animal racional, onde não pode agir sem a razão. Por isso inconscientemente todo o ser humano é um filósofo, sendo assim cada pensamento, cada ideia antes de colocada em prática também é uma filosofia em ação. Todos os seres humanos têm uma filosofia de vida.

Os filósofos manifestam intimamente conosco, marcando a vida com a sua presença continua, é verdade que vivemos constantemente com os filósofos, pois as ideias se manifestam a todo o momento.

O filósofo está presente no cotidiano através de seus ditados populares, frases de boa colocação e ate mesmo na frase ordem e progresso que nossa bandeira carrega. Carregamos sua herança na mente, na escrita e em nossos lábios e por estarmos sempre em contato com essas características estamos filosofando sempre.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com