TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Jogos Olimpicos Na Grécia

Exames: Os Jogos Olimpicos Na Grécia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/7/2014  •  1.453 Palavras (6 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 6

ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO SILVA JARDIM

Pesquisa apresentada à professora _______________ como requisito parcial para nota da __ unidade

“Tente mover o mundo - o primeiro passo será mover a si mesmo.”

Platão

ÍNDICE

Introdução-------------------------------------------------------------------------------------- 1

Origem dos Jogos--------------------------------------------------------------------------- 2

Símbolos Olímpicos, Hino e Lema----------------------------------------------------- 3

A Tocha Olímpica, Mascote e o Juramento ---------------------------------------- 4

Conclusão-------------------------------------------------------------------------------------- 5

Bibliografia-------------------------------------------------------------------- 6

Os Jogos Olímpicos na Grécia

INTRODUÇÃO

O que seria do teatro e da filosofia sem a contribuição da civilização grega?

A Grécia Antiga deixou para toda humanidade, principalmente para o mundo ocidental, um dos mais expressivos legados culturais da história, com destaque para filosofia e dramaturgia, pois essas manifestações não eram conhecidas entre as civilizações que antecederam os gregos na história.

A história das civilizações inicia-se por volta do quarto milênio a C. no Oriente Médio com as sociedades hidráulicas nos vales do Tigre e Eufrates, estendendo-se pelo Oriente Próximo, Egito, Índia e China. Culturalmente esses povos conheciam a pintura, escultura, literatura, música e arquitetura, mas não conheciam o teatro nem a filosofia. Essas manifestações nascem apenas com os gregos.

Outro aspecto que se desenvolve somente com os gregos é o esporte. Até então, os exercícios executados pelo homem eram involuntários, em busca da caça para sobrevivência.

O lema do atletismo "mais rápido, mais alto e mais forte" ("citius, altius e fortius"), representado pela trilogia correr, pular e arremessar, foi criado pelo padre Dére Didon em 1896, mas surgiu bem anteriormente, por volta de 776 a C. entre os jovens e soldados gregos, para desenvolver as habilidades físicas e criar competições. Os gregos iniciaram o culto ao corpo e em homenagem ao deus supremo inauguraram os Jogos Olímpicos. Para os gregos cada idade tinha a sua própria beleza e a juventude tinha a posse de um corpo capaz de resistir a todas as formas de competição, seja na pista de corridas ou na força física. A estética, o físico e o intelecto faziam parte de sua busca para perfeição, sendo que um belo corpo era tão importante quanto uma mente brilhante.

Apesar de falarem a mesma língua e de terem unidade cultural, os gregos antigos não tinham unidade política, encontrando-se divididos em 160 cidades-estado, ou seja, cidades com governos soberanos, que a cada quatro anos se reuniam num festival religioso na cidade de Olímpia, deixando de lado suas divergências.

Origem dos Jogos

Os antigos gregos não tinham fim de semana de lazer, eles trabalhavam todos os dias, exceto nos mais de 50 feriados religiosos e eventos esportivos, onde destacavam-se os Jogos Olímpicos ou Olimpíadas. Originalmente conhecidas como Festival Olímpico, faziam parte dos quatro grandes festivais religiosos pan-helênicos celebrados na Grécia Antiga e eram assistidos por visitantes vindos de todas cidades-estado que formavam o mundo grego. Os demais festivais eram o Pítico, O Ístmico e o Nemeu.

Sediado na cidade de Olímpia, em homenagem a Zeus (deus supremo da mitologia grega), o festival Olímpico era muito antigo, mas foi a partir de 776 a C. (data da fundação dos jogos) passou a ser feito um registro ininterrupto dos vencedores. Sabe-se que no dia marcado para o evento, uma forte chuva desabou sobre Olímpia, limitando as competições a uma corrida pelo estádio. Registrou-se assim, a primeira notícia de um campeão olímpico. Tratava-se do cozinheiro Coroebus de Elis, vencedor da corrida de 192,27 metros. Alguns historiadores contudo, acreditam que as primeiras olimpíadas tenham sido bem anteriores ao feito do cozinheiro-atleta.

Era realizado uma procissão liderada pelos atletas vencedores até o Templo de Zeus, onde o vencedor recebia uma coroa de louro ou de folhas de oliveira atribuída pelos juízes. E à noite era realizada uma festa de comemoração com um grande banquete. (Somente os homens participavam dos jogos).

Modalidades praticadas: arremesso de dardo, salto em altura, lançamento de disco, corridas, lutas e muitas outras.

A primeira olimpíada aconteceu em 1896, na época da era moderna em Atenas, com a participação de 14 países.

Simbolos Olimpicos

Os anéis entrelaçados é o símbolo mais conhecido das Olimpíadas, ele foi inventado pelo Barão Pierre de Coubertin em 1913, o homem que deu reinício as Olimpíadas na era moderna. Cada anel possui uma cor que representa cada um dos cinco continentes. E se na bandeira, os países estão entrelaçados, é assim que deve ser a relação entre os atletas olímpicos: o mais importante não é a conquista da medalha, e sim a possibilidade de representar o seu país nas olimpíadas, mesmo que o resultado não seja o esperado. Isso se chama espírito esportivo. Os aros são colocados dessa forma para indicar união entre os continentes. A escolha das cores da bandeira , inclusive seu fundo branco é proposital , porque pelo menos uma dessas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com