TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do texto: Os setes saberes necessários a educação do futuro

Por:   •  22/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  990 Palavras (4 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ-UFC

PÓLO DE BEBERIBE

Course: language-English

Subject: DIDÁTICA I

Class 01: Escola, sociedade, trabalho docente e didática

Topic 04: DIDATICA: Aspectos históricos, perspectivas atuais e contribuição para o trabalho docente.

Teacher: Rhyvera Fontenele Cavalcante

Student: Maria Ingrithe Matias

Date: August 30, 2012

Resenha do texto: os setes saberes necessários a educação do futuro.

O texto os setes saberes necessários a educação do futuro na concepção de Edgar Morin é muito importante para educação porque aborda problemas específicos e individuais que pode contribuir para a formação de jovens para que eles se tornem cidadãos do futuro preocupados não só com sua formação, mas com o que acontece no mundo.

 De acordo com Morin nunca se ensina de fato o conhecimento, ou seja, a maior parte do que é dito sobre o mudo e a realidade não passa de ilusões e erros.  O texto nos dá dois exemplos desse tipo de ilusão e erro através das percepções: um deles é que o conhecimento é uma tradução e reconstrução do que é realidade, ele não o reflete, mas o traduz mostrando ele em si através da nossa capacidade de percepção. O outro é a capacidade de percebermos o que estar a nossa volta mesmo sem vê-lo como os raios ultravioletas. É a nossa capacidade de percepção que traduz como é a realidade e tem risco e erros.  A cada momento o mundo se modifica e em todas as mudanças nós não estamos passivos de erros e devemos considerá-los já que o conhecimento vem das nossas experiências adquiridas ao longo do tempo e interpretadas muitas vezes a nossa maneira.  

Nós vemos que o conhecimento pertinente é a capacidade de colocar o conhecimento no contexto, ou seja, conhecer as várias dimensões das disciplinas e suas conexões para situá-las no conjunto. Devemos ver os conhecimentos históricos como um todo para entendermos a realidade em que vivemos.

A identidade humana deve ser resgatada para a compreensão do indivíduo como uma espécie na sociedade, pois fazemos parte de um todo que ao mesmo tempo faz parte de nós mesma. As disciplinas têm seus aspectos específicos como diz o texto os psicólogos têm aspecto da psicologia assim com filósofos tem aspectos da filosofia já os seres humanos têm seus enigmas.  Eu acredito que devemos conhecer as nossas diversidades para conhecermos de verdade a realidade e isso nos remetem conhecer nós mesmos indivíduos da mesma espécie de uma sociedade que busca a nossa identidade humana e pessoal.

A compreensão humana vai mais além do que compreender uns aos outros como a si mesmo, mas compreender sim o outro com suas complexidades e seu interior. Permitir a verdadeira comunicação humana entendendo melhor o seu semelhante. O individualismo estar cada vez mais freqüente em nossa sociedade, as pessoas estão se preocupando mais consigo mesmo e esquecendo-se dos outros. Quando deixamos de perceber as complexidades humanas muitas obstáculos tende aparecer para dificultar a compreensão do outro. A indiferença é um desses obstáculos, ao sermos indiferente a algo, a um determinado acontecimento ou pessoa esquecemos valores importantes como compreender os outros e a si mesma e se doar para o bem do outro.

A incerteza é algo que deixar a maiorias das pessoas preocupadas, mas é algo natural faz parte da vida. Se nos tivéssemos certeza de tudo que fosse acontecer não existiria erros. Eu achei muito interessante esse trecho do texto: que segundo Eurípides no fim de três de suas tragédias que: “os deuses nos causam grandes surpresas, não é o esperado que chega e sim o inesperado que nos acontece”. Isto é estamos tão atentos ao esperado aconteça que o que realmente chegar é o inesperado e muitas vezes dão certo. Eu acredito que não só a história da humanidade é uma possibilidade e não uma determinação da natureza, mas todo o seu contexto e o que o cercam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (82.6 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com