TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os pilares de Delors para a sociedade

Por:   •  20/4/2015  •  Dissertação  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 3

Os quatro pilares de DELORS têm como princípio a igualdade entre si, pode ser comparável a um móvel, onde os quatro pés, não havendo desigualdade entre os mesmos, tendo o mesmo valor para a estabilidade do móvel.

1- Aprender a conhecer

Aprender a conhecer antes de tudo é aprender a aprender. Aprender sobre o mundo que o volta, sobre o ser em si, não necessariamente voltado a aquisição de saberes codificados pela sociedade, porque seu fundamento é a satisfação de compreender, de conhecer, de descobrir.

2- Aprender a fazer

Aprender a conhecer e a fazer estão ligadas de certa forma, pois se aprende vendo e aperfeiçoa fazendo, mais também aprender a fazer de um modo mais restrito se refere ao processo de formação profissional, a especialização do individuo em algo que venha a ser útil tanto a ele quanto a sociedade que o cerca.

Segundo DELORS. J. ”A tendência para prolongar a escolaridade e o tempo livre deveria levar os adultos a apreciar, cada vez mais, as alegrias do conhecimento e da pesquisa individual. O aumento dos saberes, que permitem compreender melhor o ambiente sob os seus diversos aspectos, favorece o despertar da curiosidade intelectual, estimula o sentido crítico e permite compreender o real, mediante a aquisição de autonomia a capacidade de discernir.”

(DELORS, Jacques 2012 pg 74)

3- Aprender a conviver com os outros

Este terceiro pilar sem duvida é o mais difícil para a sociedade atual, os indivíduos têm maneiras diferentes de ver, e cada pessoa é um ser único, não pode ser mapeado e tão pouco previsível, tem seus anseios, suas metas e seus objetivos. Por isso e tão dificultoso esse convívio, contudo deixando o egocentrismo de lado pode se aprender a conviver com as diferenças entre o pensamento e o ser em si.

Uma vez que a descoberta do outro passa, necessariamente, pela descoberta de si mesmo, e pelo fato de que deve dar à criança e ao adolescente uma visão ajustada do mundo, a educação, seja ela fornecida pela família, pela comunidade ou pela escola, deve, antes de mais nada, ajudá-los a descobrir-se a si mesmos.

(DELORS, Jacques 2012 pg 80)

4- Aprender a ser

Aprender a ser, podemos caracterizá-lo de forma mais simples como o aperfeiçoamento e desenvolvimento da pessoa humana como um todo, tanto seu intelecto quanto a sua forma de ver e agir em sociedade, da liberdade de pensamento, os sentidos, a criatividade e a responsabilidade.

Haja vista que todo ser humano tem o direito a uma educação de qualidade que lhe forneça informações e que essas informações serem trabalhadas de forma correta para o desenvolvimento do pensamento crítico e autônomo, para que amadureça dentro de si o poder de fazer suas escolhas, de formular seus próprios conceitos, seus valores e ainda assim ser autônomo intelectualmente.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

DANIEL, E.; SCOPINHO, S. C. D. Antropologia, Ética e Cultura. Batatais: Claretiano, 2013.

Unidades 1 e 2.

Wikipédia. Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (47 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com