TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PARA APRENDER ANTROPOLOGIA

Por:   •  24/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 3

APRENDER ANTROPOLOGIA

RESUMO DA INTRODUÇÃO

LAPLANTINE,F. Aprender Antropologia. São Paulo: Brasiliense, 2003

Antropologia é o estudo do homem sobre o Homem. Desde o início dos séculos, Laplantine afirma que o homem sempre estudou a si e a sociedade, mas a sua visão como um objeto de estudo surgiu recentemente apenas no século XVIII.

Foi na metade do século seguinte quando o homem começa a usar a ciência e passa a tratar o homem como indivíduo e como ser social. Isso constituiu um evento considerado importante na história do pensamento do Homem sobre o Homem. Até então este pensamento era mitológico, artístico, teológico e filosófico.

As sociedades estudadas pelos primeiros antropólogos foram às sociedades longínquas, as quais possuíam características tais como: Sociedades de dimensão restritas, que tiveram pouco contato com os grupos vizinhos, pouca tecnologia e classificadas como simples, ou seja, a sociedade primitiva.

 No início do século XX a antropologia percebia que a sociedade primitiva que havia escolhido para estudar estava desaparecendo; pois nem mesmo os “selvagens” são de forma alguma poupados pela evolução humana. Ela se via então confrontada a uma crise de identidades, onde surge a questão “a morte do selvagem há de causar a morte dos antropólogos que haviam se dado como tarefa estuda-la?” com essa pergunta surgiu três respostas. 

A primeira resposta seria que o antropólogo aceitaria a morte da sociedade primitiva e volta sua atenção a outras ciências humanas, como a sociologia.

A segunda possibilidade seria de eles saírem em busca de outra área para estudo, o camponês se tornaria ideal já que foi deixado de lado por outras áreas das ciências humanas.

A terceira e última resposta a esse questionamento seria outro caminho, que inclusive não exclui o anterior. Através de uma abordagem epistemológica que diz que a antropologia não está ligada a um espaço geográfico, cultural ou histórico particular, ele afirma que antropologia nada mais é que o certo olhar, certo enfoque, que consiste no estudo do homem por inteiro, em todas as sociedades, estados e épocas. 

Só pode ser considerada como antropologia uma abordagem integrativa com o objetivo de levar em consideração as diversas dimensões do ser humano na sociedade.

           Laplantine aponta cinco áreas que mantem relações estreitas entre si:

A antropologia biológica, que consistem no estudo das variações das características biológicas do homem no espaço e no tempo que habita. É nada mais que o estudo feito observando o desenvolvimento do homem conforme sua cultura e genética. 
         A Antropologia pré-histórica é o estudo do homem através dos vestígios materiais enterrados no solo, estudo que se liga a arqueologia visando reconstituir sociedades desaparecidas. 

           Antropologia linguística estuda a linguagem. Através dela podemos tirar valores, preocupações, pensamentos, expressões de indivíduos que compõem uma determinada sociedade.

            A antropologia psicológica consiste nos estudos dos processos e do funcionamento do psicológico humano.

            Já a antropologia social e cultural atinge tudo que constitui uma sociedade sua economia, técnicas, organização política, sistemas de parentesco, crenças religiosas, linguagens, psicologia e suas criações artísticas. Estudo que não tem como objetivo o levantamento sistemático desses aspectos e sim em mostrar a relação entre si própria e a sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (73.3 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com