TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PNL - programação e o esporte

Por:   •  27/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.505 Palavras (19 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 19

PNL APLICADA AO PORTADOR DE NECESSIDADE ESPECIAL (PNE)

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 SAÚDE E LONGIVIDADE COM A ULTILIZAÇÃO DA PNL 5

4 PNL APLICADA AO PORTADOR DE NECESSIDADE ESPECIAL (PNE) 8

5 POBLEMAS IDENTIFICADOS 9

6 análise crítica de todos os poblemas identificados 10

7 Conclusão 11

REFERÊNCIAS 12

1 INTRODUÇÃO

Programação Neurolinguística É o estudo da estrutura da experiência subjetiva. Ela estuda os padrões (“programação”) criados pela interação entre o cérebro (“neuro”), a linguagem (“lingüística”) e o corpo.

A PNL estuda como o cérebro e a mente funcionam, como criamos nossos pensamentos, sentimentos, estados emocionais e comportamentos e como podemos direcionar e otimizar esse processo. Em outras palavras, ela estuda como o ser humano funciona e como ele pode escolher maneira que quer funcionar para atingir seus objetivos.

A PNL trata de como organizamos o que vemos através dos nossos sentidos. Também examina a forma como descrevemos isso através da linguagem e como agimos, intencionalmente ou não, para produzir resultados. Este conceito é baseado na pressuposição de que todo comportamento tem uma estratégia, e que esta pode ser descoberta, modelada e mudada (reprogramada).

“PNL é o estudo de como representamos a realidade em nossas mentes e de como podemos perceber, descobrir e alterar esta representação para atingirmos resultados deseja¬dos.”

GETÚLIO BARNASQUE.

“A PNL é a disciplina cujo domínio é a estrutura da experiência subjetiva.”

(NEURO-LINGUISTIC PROGRAMMING VOL. I)

“PNL é uma atitude e uma metodologia que está por trás de uma série de técnicas.”

TED JAMES

Programming: A habilidade de descobrir e utilizar programas que nós executamos (nossa comunicação conosco e com os outros) em nosso sistema neurológico para alcançar nossos resultados desejados e específicos.

NEURO: O sistema nervoso (a mente), através do qual nossas experiências são processadas por cinco sentidos:

• Visual

• Auditivo

• Sinestésico

• Olfativo

• Gustativo

LINGUISTIC: Linguagem e outros sistemas de comunicação não verbal, através do qual nossas representações cerebrais são codificadas, ordenadas e RECEBEM SIGUINIFICADOS. Inclui:

• Figuras

• Sons

• Sentimentos

• Sabores

• Aromas

• Palavras (Diálogo Interno)

Em outras palavras, PNL é como usarmos a linguagem da mente para Consistentemente alcançar nossos resultados desejados e específicos.

2 SAÚDE E LONGIVIDADE COM A ULTILIZAÇÃO DA PNL

A Saúde não é algo estático, um ponto final a ser alcançado e sim um estado dinâmico, de equilíbrio no qual o bem estar físico, mental, social e espiritual são experimentados em plenitude. Para que isto ocorra, devemos ter com nossa saúde um cuidado contínuo que se reflita em nossas ações, hábitos, pensamentos e sentimentos.

O foco de atenção na saúde deve permear nossa vida, como um investimento cujo retorno se dá a cada momento e nos permite usufruir da vida em abundância. É possível chegar aos 80 anos e, além disto, com saúde e qualidade. Atualmente a expectativa de vida vem aumentando, mas, ainda há falta de educação para a saúde e um cuidado maior para que a longevidade seja vivida com ela. A medicina e a psicologia convencionais ainda priorizam o tratamento das doenças já instaladas ao invés de investir na prevenção e na promoção da saúde.

Um exemplo disso foi apresentado em um trabalho da Universidade de Oxford que demonstrou que três fatores de risco, o tabagismo, a dieta inadequada e o sedentarismo são responsáveis por quatro doenças crônicas: o diabetes melitus, as doenças cardiovasculares, as doenças pulmonares e alguns tipos de câncer, que em 1990 eram responsáveis por cerca de 50% das mortes e, em 2020, serão responsáveis por cerca de 70% das mortes no mundo.

O mais assustador e que suscita reflexões é que estes três fatores de risco são componentes do nosso estilo de vida, ou seja, nós escolhemos como iremos nos alimentar, se iremos ou não fumar e praticar atividade física regular e isto determinará nossa saúde no futuro.

Outra pesquisa da Universidade de Stanford mostra que quanto aos fatores que determinarão nossa saúde após os 65 anos, 20% dependem do meio ambiente, 17% da nossa genética, 10% da assistência médica e 53% do nosso estilo de vida, o que nos coloca numa posição de responsabilidade pela vida que queremos e iremos experimentar na nossa velhice.

Com o passar dos anos, nosso corpo vai diminuindo seu potencial de responder às agressões do mundo, perdemos massa óssea, muscular, percebemos a diminuição das respostas fisiológicas, metabólicas e imunológicas, da flexibilidade física e mental, porém este processo será mais ou menos acentuado dependendo do estilo de vida que levarmos, não sendo igual para todas as pessoas.

Parte do processo depende de nossos genes, e parte é EPIGENÉTICO,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.9 Kb)   pdf (161.5 Kb)   docx (25.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com