TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS CURSO DE GRADUAÇÃO MITO E REALIDADE

Por:   •  24/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  712 Palavras (3 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 3

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

CURSO DE GRADUAÇÃO

MITO E REALIDADE

Filosofia

Belo Horizonte

1) Apresentar o objetivo que Elaide se propõe no primeiro capítulo.

Objetivo da autora é analisar as sociedades no qual o mito é “vivo”, sendo um modelo para a conduta humana, significação e valor da existência. Compreender as estruturas e a função dos mitos nas sociedades para elucidar uma etapa história do pensamento humano, e entender uma parte dos nossos contemporâneos. Em algumas sociedades, os mitos pregavam a abundância e beatitude. Alguns cultos implicam com os atos orgásticos pois as proibições e costumes sancionado pela tradução, perderam lugar para a liberdade absoluta. Mas esse comportamento mítico desaparecerá com a independência política das antigas colônias. Estudar sobre esses mitos é captar o sentido dessa forma de conduta, e compreender a causa e a justificação de tantos excessos. Entendê-las equivale a reconhecê-las como fenômenos humanos, culturais e criação de espírito.

2) Observa nosso autor: “O mito é uma realidade cultural extremamente complexa, que pode ser abordada e interpretada através de perspectivas múltiplas e complementares” (p.11).Certamente na hora de propor uma definição do mito, não há consenso entre os eruditos, antropólogos, especialistas. Não obstante, Elaide, assinalará elementos que haverão de ser considerados no momento de pensarmos num texto mitológico ( item; “ Tentativa da definição do mito”, (p. 10-13)). Quais são esses elementos?

Os elementos que define um texto mitológico para a autora são entidades sobrenaturais, histórias sagradas, tempo primordial e fabuloso do princípio, o cosmo, o comportamento humano, criação, primórdio, sacralidade, cosmogônico, poderes sagrados, modelo, ancestrais, ritual, sacrificar, os deuses.

3) As Noções de “ História verdadeira” e “História falsa” são determinadas para entendermos a “natureza” e a “função” dos mitos. Justifique ambas noções fazendo o uso de exemplo.

As histórias verdadeiras são todas aquelas que tratam das origens do mundo e seus protagonistas são Entesdivinos, Sobrenaturais, celestiais ou ancestrais. Essas histórias devem ser recitadas durante um lapso de tempo sagrado, e somente na noite. EX: As maravilhosas aventuras do herói nacional, um jovem de origem humilde que se tornou o redentor do seu povo, livrando-o de monstros, salvando da fome e de outras calamidades e realizando outras façanhas nobres r salutares. Já as histórias falsas são caracterizadas por contarem aventuras e proezas nada edificantes e com um conteúdo profano e são contadas a qualquer momento.  EX:  Coiotes, o lobo das pradarias, que é um mito norte-americano.

4) Destacar em forma de tópicos as ideias centrais do item, “o que significa conhecer os mitos” (prestar atenção aos vários sentidos que derivam de o termo “conhecer”; destacá-los).

- Os mitos ensinam como repetir os gestos criadores dos entes sobrenaturais e, consequentemente, como assegurar a multiplicação de tal ou tal animal ou planta.

- Conhecer a origem de um objeto, de um animal ou planta, equivale adquirir sobre eles um poder mágico, graças que é possível domina-los multiplica-los e reproduzi-los à vontade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (38.5 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com