TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRIMEIRA UNIDADE. PRIMEIRA AVALIAÇÃO

Por:   •  2/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 3

 [pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA – CAMPUS II

LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

BIO 010 – EPISTEMOLOGIA DA CIÊNCIA

PRIMEIRA UNIDADE. PRIMEIRA AVALIAÇÃO

NOME DOS DISCENTES: CLÉO SANTOS E SANDERMAN DE ASSIS 

DATA: 01/04/2019

ATIVIDADE AVALIATIVA

Alagoinhas – BA

2019

QUESTIONÁRIO:

  1. Sinopse é o resumo ou relato breve, o qual pode ser de um filme, de um livro ou parte deste, etc. Após a leitura, escrevam uma sinopse conglomerando os capítulos 1 e 2 de “Uma História da Razão”.

O livro “Uma História da Razão” traz ao leitor uma visão aos olhos de (tal pessoa) sobre (tais assuntos) onde aborda questionamentos sobre a forma (disso e daquilo) (na época tal) (em tal lugar) (em uma tal sociedade que estava aprendendo isso e aquilo) (em um tempo em que a realidade daquele momento era essa, essa e essa) (e surgiu ou se originou isso, isso e isso) ...

  1. Segundo François Châtelet, por que a democracia teria sido responsável pelo aparecimento da filosofia na Grécia Clássica?

Porque a partir do momento em que se começou a ter uma participação não só dos nobres, mas também do restante da população nos debates e nas decisões no rumo das questões sociais, foi possibilitado que houvesse interação entre as classes e difusão do conhecimento entre todos, uma vez que um dos princípios da democracia é de direitos iguais.

Dentro do cenário daquela época, aquele foi um momento de muitos acontecimentos e que levaram algumas pessoas a questionarem diversas situações que estavam ocorrendo no momento ou até mesmo a sentidos da vida, sem terem respostas e ninguém que pudessem recorrer para esclarecerem suas dúvidas, isso os levou a se debruçarem em investigações, análises e estudos para poderem responder a essas dúvidas, daí o aparecimento da filosofia na Grécia Clássica e evidenciando o papel fundamental para que tal fenômeno pudesse acontecer.

  1. Nas páginas 19 e 20 reproduz-se um segmento do Dialogo Laques, de autoria de Platão no qual o conceito coragem ganha qualidade, entendida esta na perspectiva ética. Como François vincula este fragmento com a necessidade de formular uma ideia por meio de palavras para ter o conhecimento universal?

Nesta parte do livro François buscou mostrar a importância de se compreender o significado das coisas usando como exemplo o Diálogo Laques, onde se explica que antes de defender uma ideia, uma tese, de acreditar em algo, é necessário que se conheça o seu real significado.

Dessa maneira se propondo ao método da investigação, fazendo questionamentos, buscando bons referenciais teóricos e estudos é que se pode construir bons argumentos para defender suas teses e assim estar seguro delas, a partir do momento em que se tem pleno entendimento dos seus conceitos e não reproduzir apenas falas mecanizadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (120.2 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com