TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia: Karl Marx

Por:   •  19/4/2016  •  Dissertação  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 3

Karl Marx

        Karl Marx assinalou que a história da sociedade foi construída através das lutas de classes. Observando a sociedade capitalista de seu tempo, concluiu que a miséria e sofrimento das classes trabalhadoras foi resultado de um processo histórico, que colocou a burguesia na condição de classe dominante.

        O fator que une a sociedade, para Marx, é o trabalho. Através do trabalho, o homem se relaciona com a natureza e entre si.

No capitalismo, os trabalhadores produzem, mas não são donos dos meios de produção e tampouco do resultado do seu trabalho, a isso Marx dá o nome de alienação.

O trabalhador acha natural receber um salário em troca de seu trabalho, enriquecendo uma outra classe, que detém os meios de produção, e fica com o lucro, a isso Marx deu o nome de ideologia. Essa é a maior ironia do capitalismo, fazer o dominado pense de acordo com as ideias do dominador.

        Para Marx, a educação era uma dos mais importantes meios de perpetuar a exploração, pois disseminava a ideologia dominante, fazendo o trabalhador a ver o mundo pelo olhar da burguesia.

Por outro lado, de acordo com sua utopia revolucionária, a educação seria uma arma valiosa que deveria ser empregada a favor da emancipação do ser humano.

        De acordo com Marx, a sociedade realmente humana deve ser uma sociedade sem exploração e opressão.

Max Weber

        Max Weber indica que a realidade não é uma coisa em si, única, imutável, ela ganha determinado rosto de acordo com o olhar que recebe. A sociedade como um todo, para Weber, é literalmente incompreensível, por isso, o objeto de estudo da Sociologia segundo ele, seria a ação humana tendo sentido, sendo que esse sentido deveria ser percebido na comunidade onde o indivíduo estivesse inserido.

                De acordo com o Weber, para se viver em sociedade é necessário que exista ação social, isto é, quando o indivíduo leva os outros em consideração no momento de tomar uma atitude, de praticar uma ação.

        O comportamento do indivíduo na sua comunidade é com base na expectativa que os outros também se comportem de um determinado modo, assim o universo social é organizado, a isso Weber deu o nome de ordem social.

Weber, ao contrário de Marx, afirmava que a sociedade não era dividida apenas em duas camadas: dominante e dominada. Ele apontava que existiam várias camadas, que se baseavam em três fatores importantes, para além do material: poder, riqueza e prestigio.

Para Weber a educação não formava o homem, ela simplesmente o preparava para desempenhar suas tarefas, de acordo com a realidade que o sujeito estava inserido.

Biografia:

MARTINS, Carlos Benedito. O que é sociologia. São Paulo: Brasiliense, 1990.

RODRIGUES, Alberto Tosi. Sociologia da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (82.5 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com