TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pensamento filosófico racional

Seminário: Pensamento filosófico racional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  Seminário  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 3

Por que dizemos que o trabalho filosófico é essencial para a disposição do entendimento e reflexão racional e radical? Comente. (mínimo de linhas 9)

Em relação a reflexão racional filosófica, quando perguntamos sobre a realidade, acaba criando uma critica ao objeto de reflexão e aquilo o que envolve. Com a ajuda da filosofia conseguimos enfrentar problemas de situações concretas, e ver alem da aparencia, com isso nos mostra uma maneira de pensar diante do mundo, nos fazendo enxergar varias possibilidades. A reflexão filosófica significa movimento de volta sobre si mesmo ou movimento de retorno a si mesmo. A reflexão é o movimento pelo qual o jeito de pensar volta-se para si mesmo, perguntando a si mesmo. Quanto a reflexão filosófica radical, e porque um movimento de volta do pensamento sobre si mesmo para conhecer-se a si mesmo, para indagar como e possível o próprio pensamento. No entanto somos humanos, que agimos, que nos relacionamos, com tudo ao nosso redor, e com isso diante de tudo conseguimos expressar nossos sentimentos e linguagens por meio de gestos e ações.

ATIVIDADE DA AULA 6

Disserte sobre a frase: Quando conheço, torno-me idêntico com o outro, não fisicamente, mas intencionalmente.(mínimo de linhas 9)

Quando o sujeito passa a conhecer o objeto eles passam a ter uma relacao neutra, e se completam. No entanto, o sujeito nao existe sem o objeto e nem o objeto sem o sujeito. Então, na vida de fato nao existe a possibilidade disso não existir, pois a relação sujeito-objeto e mais que uma questão de convivio, mas sim de como levar a vida e entender o proximo. Quando temos a consciencia, e estudo a parir disto teremos como distinguir tudo, e assim formar ideias, fatos e juizos. Contudo, o homem sai em busca da verdade de si mesmo, para que consiga entender melhor o proximo. Quando o Sujeito diz, Felipe é um bom garoto, ele esta tendo juizo em relacao ao próximo. Entao sempre em busca da evolução interior e exterior.

ATIVIDADE DA AULA 7

De acordo com os estudos realizados, comente sobre: Como poderemos distinguir o conhecimento da mera crença verdadeira? (mínimo de linhas 9)

A conhecimento nunca foi mera crença. O conhecimento vem de muito estudo para que se tenha certeza daquilo que se esta falando ou aquilo que querem provar. Contudo, podemos distinguir o conhecimento da mera crença por varios fatores. Dentre varios, o conhecimento, quando se quer falar de alguma situação, que esta afirmando (exemplo) que o Reino Unido é formado por quatro paises (Escócia, Inglaterra, Pais de Gales e Irlanda). Esta situação é verdadeira, e não uma crença, pois realmente é verdade o que foi dito. Quanto a crença, uma pessoa que acredita que no proximo jogo de futebol entre São Paulo x Corinthians o placar será de 2-2. Caso isso ocorra, a pessoa vai ter sua crença quanto ao que aconteceu justificada pois, realmente aconteceu o que ela pensava. Com isso uma pessoa que não tem conhecimento a não ser que possa justificar, e justificar completamente sua crença.

ATIVIDADE DA AULA 8

O que a frase quer expressar? A Filosofia Necessita de Uma Ciência que Determine a Possibilidade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com