TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perio pre

Por:   •  3/6/2015  •  Resenha  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 2

O positivismo influenciou de maneira considerável a sociedade no século XIX e XX.

E nas escolas teve a influencias do positivismo que fez sentir com a força por causa da influência da Psicologia e da Sociologia, ciências auxiliares da educação.

A  presença do positivismo no ensino, na luta contra a escola tradicional ligado ao Clero, teve um algo marcante para lançamento de novas ideias que serviram para           contribuição do ensino leigo e no ensino de ciência.

A educação comandada pela igreja repassava conteúdos restritos, de não tomar a pessoa um descobridor de novos conceitos ligados as descobertas das ciências e o aluno se afastava das descobertas cientificas, e si servindo-se apenas como depósitos de conteúdo religiosos.

Pois para alguns essas ideias positivista iriam tornar os jovens pessoas pensantes, e isso era lago inaceitável pelo Clero .

O objetivo maior do positivismo por Augusto Conte, era promover uma reforma intelectual da sociedade, a reforma positiva de pensar uma vez que a  filosofia era a única capaz de responder as exigências que o saber cientifico .

Na década de 70, a escola tenistas teve uma presença marcante ,a valorização da ciências como forma de conhecimento objetivo, de verificação rigorosa por meio da observação e da experimentação.

É a fundamentação da escola tecnicista no Brasil é o elemento primordial é a tecnologia.

 O Positivismo tem na Pedagogia seguidores que merecem destaque: Herbert Spencer e John Stuart Mill, sendo, o educando sofre um processo evolutivo pelo do qual revela sua potencialidade.

O Spencer escreveu uma obra chamada ‘’ Educação’’ .

Ele destacou que o ensino das ciências deve ser o centro de toda educação,e também considerando a física, a química e a biologia como essenciais para a formação de um espírito científico, e o Stuart Mill amenizou o cientificismo de Spencer para dar mais importâncias ás ciências sociais como a História, a Economia e o Direito .

Na educação houve contribuições no campo do planejamento escolar, uso da tecnologia,ensino profissionalizante e aplicação do conhecimento cientifico.

A educação influenciada pelas ideias positivas de incentivo ao desenvolvimento de pensamento crítico.

E  a educação tecnicista apoiada nas ideias positivistas não deve reduzir apenas ao ensino técnico , mais deve também preocupar também em buscar a razão do próprio procedimento técnico , e aceitar a ciência como o único conhecimento , como queria o positivismo .

E a educação , uma geração que pode passar para futuras gerações o seu aspecto físico como o espiritual , e tem o poder de mudar o homem e , consequentemente , toda uma sociedade .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (27.7 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com