TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perspectiva Sociologicas

Por:   •  16/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.088 Palavras (5 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 5

Centro Universitário de Belo Horizonte – UniBH

Atividade avaliativa de Antropologia - Questionário

Componentes:

Jéssica Gonçalves Rodrigues

Ana Carolina Avelar

Questionário

1 – O que é determinismo biológico? Exemplifique

Resposta: O determinismo biológico relata que ações contidas em grupos humanos tem correlação direta com as características biológicas dos indivíduos envolvidos. Este determinismo tentará explicar por exemplo, uma sala de aula composta apenas por alunos inteligentes, e relatará que essa inteligência é provinda de características biológicas. Contudo, essa determinação “cai por terra” no momento em que estes alunos são transferidos para salas nas quais os alunos são considerados “menos inteligentes”, o comportamento desse novo grupo social tendência o novo aluno ao comportamento coletivo. Logo, em um novo ambiente, um aluno excelente pode perder sua maestria.

2 - O que é determinismo geográfico? Exemplifique.

Resposta: O determinismo geográfico tenta explicar a cultura de diferentes grupos sociais que contenham características geográficas iguais, relatando que o comportamento social desses grupos se relacionam através do clima, flora e fauna por exemplo. Entretanto, Roque de Barros Laraia, relata em seu livro cultura um conceito antropológico, o comportamento social dos lapões e dos esquimós, que embora vivam em mesmo espaço geográfico, a calota polar ártica, possuem hábitos bastante distintos. Entre tantas discrepâncias apresentadas por Roque de Barros, tem-se a estrutura da casa de cada grupo: os Lapões constroem tendas de peles de rena, já os esquimós constroem iglus, que serão blocos de neve montados em formato de colmeia e forrados por dentro por peles de animais.

3 – Comentem sobre o conceito de cultura introduzido por Edward Tyler (1832 – 1917). Descrevam a evolução e mudanças desse conceito.

Resposta: O conceito de cultura introduzido por Edward Tyler provém do vocábulo inglês Culture, que “tomando em amplo sentido etnográfico é este todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade”. Com o decorrer o tempo e com ao retorno de estudo a John Locke, alguns antropólogos como o Marvin Harris (1969) interpretou o filósofo e escreveu: “Nenhuma ordem social é baseada em verdades inatas, uma mudança no ambiente resulta numa mudança de comportamento.” Esta citação de Harris relata as alterações de comportamento humano que podem mudar em meio social, um exemplo fatídico é o abalo social que a pílula contraceptiva trouxe ao comportamento feminino depois da década de setenta, a mulher tornou-se dona de seu próprio corpo e começou a determinar quando preferiria engravidar.  Após a definição de Tylor, ocorreu uma grande ocorrências de novas definições para o termo cultura, que mais contribuíram para dispersar o entendimento do vocábulo do que torna-lo mais compreensivo. Por fim, o antropólogo Kroeber, propôs o afastamento do cultural humano e da natureza humana, determinando o fatídico: ”o homem é o único animal possuidor de cultura”

4 – Façam uma breve síntese a respeito do desenvolvimento da cultura a luz do livro A Evolução das espécies de Charles Darwin.

Resposta: Darwin em sua contemporaneidade foi sem dúvida alguma, o ditador de uma grande mudança de comportamento coletivo, seu livro A Evolução das Espécies transformou o modo pelo qual o homem se colocava e se via entre as outras espécies. Dito isso, após os estudos darwinianos, a antropologia tentou basear-se nesta teoria para explicar a evolução do comportamento social humano vários estudos desenvolviam-se através da premeditação em que toda e qualquer sociedade “primitiva” iria percorrer o caminho já trilhado pela sociedades mais “avançadas”. Desta forma, como Roque de Barros descreve em seu livro, “[...] era fácil estabelecer uma escala evolutiva [...] na qual diferentes sociedades humanas eras classificadas hierarquicamente, [...]. Etnocentrismo e ciência marchavam de mãos juntas”. Assim, era fácil determinar e colocar a sociedade europeia como o suprassumo das sociedades, contudo, colocar dessa maneira o desenvolvimento das culturas é perder a identidade e o desenvolvimento único de cada cultura e ainda, perder o moderno conceito do vocábulo cultura, Roque de Barros ainda completa “A unidade da espécie humana, por mais paradoxal que possa parecer tal afirmação, não pode ser explicada senão em termos de sua diversidade cultural”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (70.6 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com