TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Perspectiva Sociologica

Por:   •  13/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  941 Visualizações

Página 1 de 3

 [pic 1]                    Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Campus Poços de Caldas

Curso:                                                                                                                                         Período:

Disciplina:                                Professor:                                Data:

                     Aluno/a (s):

                                             

                                

    Atividade de estudo de texto: Introdução à Sociologia – Cap.1 e 2.

  1. Considerando que a Sociologia, assim como outras ciências humanas e sociais possuem grande dose de subjetividade e menor objetividade em comparação com as ciências exatas e naturais, o que permite grande diversidade nas perspectivas de abordagens, a começar pela própria definição de Sociologia (vide p.6), argumentar, com base no tópico 1.1, em torno dos aspectos que asseguram a cientificidade dos estudos sociológicos.
  2. Explicar porque podemos dizer que a Sociologia tem características inter/muldicisplinar e como isto se dá.
  3. A) Observando a definição de Sociologia proposta pelo autor na introdução ao cap.1 (p.3) e de outros sociólogos (vide p.6), sintetizar mediante compreensão própria, o que é, o que estuda e qual o papel da Sociologia.

B) Identificar, com base no cap.1, ao menos cinco conceitos que indiquem os objetos de estudos sociológicos e três procedimentos metodológicos em Sociologia, definindo-os.

  1. Compreendendo os conceitos de “imaginação sociológica” e de “visão sistêmica” (tópicos 1.2 e 1.3), construir a análise de um exemplo (real ou fictício) que demonstre como se aplicam estes dois procedimentos na abordagem sociológica.
  2. Comparar os tópicos 1.4 e 1.5 e apresentar os diferentes enfoques na abordagem sociológica propostas por Émile Durkheim e Max Weber, interpretando e esclarecendo as duas visões.
  3. Segundo o Cap.2, o surgimento da Sociologia esteve diretamente vinculado ao contexto histórico da modernidade e suas mudanças, em especial, como um reflexo da Revolução Industrial. Explicar esta relação – Origem da Sociologia/Revolução Industrial.
  4. Ao observar os inúmeros problemas sociais decorrentes da Revolução Industrial (tópico 2.3), em relação aos problemas atuais (sobretudo no Brasil), selecione e justifique:
  1. Dois problemas da época da Revolução Industrial em seu início que ainda permanecem nos dias de hoje.
  2. Dois problemas que não se aplicam mais aos nossos dias, mas que eram graves naquela época.
  3. Dois problemas recentes que não havia naquela época.

  1. A) Escolher duas das linhas sociológicas dentre as apontadas no Cap.2 – tópicos 2.5 a 2.6.2, e fazer uma análise crítica ressaltando suas concordâncias ou discordâncias em relação às mesmas, deixando claro o que elas propõem como abordagem.

B) Ao se comparar as linhas de abordagens sociológicas de Gilberto Freyre e Florestan Fernandes – tópico 2.7, que foram fundamentais para a sociologia brasileira, apontar aspectos relevantes de suas contribuições e expor porque são linhas diferentes entre si.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (230 Kb)   docx (187.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com