TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PESQUISA CIENTÍFICA COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO CAPITAL HUMANO

Por:   •  6/3/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.809 Palavras (12 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 12

A PESQUISA CIENTÍFICA COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO CAPITAL HUMANO

Julien Karine da Rosa Hoff[1]

Rafael Carlos Confortini[2]

        

RESUMO

O presente trabalho tem por temática a pesquisa científica como estratégia para o desenvolvimento do capital humano, visto que cada vez mais os mercados competitivos exigem recursos humanos singulares e flexíveis, que possam corroborar com as polivalências mercadológicas, sabendo lidar com a competitividade e a necessidade de reconstituir dicotomias diariamente. Logo, este paper tem por objetivo apresentar a importância da pesquisa científica para o desenvolvimento do capital humano no mundo contemporâneo. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, exploratória dedutiva, com ênfase em dados constituídos em artigos, monografias, dissertações, teses e periódicos, muitos destes disponibilizados na internet, além de livros físicos, sob análise qualitativa. Os resultados apontam que a pesquisa como ciência é um poderoso instrumento para transmissão de conhecimentos e construção de diferenciais para o capital humano. Desta forma, conclui-se que à nível acadêmico, é imprescindível que as instituições de ensino habilitem suas diretrizes educacionais para promover o desenvolvimento do senso crítico humano, a fim de que possam posicionar profissionais mais capacitados a desempenharem suas potencialidades – tendo em vista o capital humano -, além de trazerem consigo a dinamização de novas estratégias para construir uma sociedade mais autônoma, inovadora e capacitada em todos os aspectos sociais.  

Palavras-chave: Capital Humano. Estratégias. Pesquisa Científica.  

1. INTRODUÇÃO

Grandes mudanças mercadológicas nos setores de recursos humanos ocorreram nos últimos anos, provenientes da abertura de capital associado ao desenvolvimento e implementação de novas tecnologias do século XXI, bem como das evoluções legislativas e da construção da rede de relacionamentos permeada pelas informações em massa num curto período de tempo. A adoção de conceitos industriais tornaram a exigir que o indivíduo humano esteja continuamente aprimorando-se, a fim de acompanharem-se estas diversidades. Adotando-se uma postura de valorização capitalizada do que é intrínseco ao homem: o saber.

Neste sentido, o desenvolvimento da aptidão humana está associado diretamente com a capacidade de construção científica, tendo em vista que o indivíduo pesquisador, promoverá não apenas a efetivação de atividades multidisciplinares, mas também proporcionará seu próprio desenvolvimento pessoal e intelectual, viabilizando a utilização de recursos e ferramentas estratégicas de seu conhecimento, atingindo os mais altos índices de performance em todos os setores e segmentos da sociedade. Ambição tão almejada pelo mundo moderno, enraizadas no ensejo por novas convicções que possam transformar o corpo social.

Nesta dualidade a pesquisa científica surge como instrumento para corroborar na construção de novas ideias, concepções e fomentas essenciais para o desenvolvimento econômico e social do mundo, sendo promovida pelas técnicas do próprio capital intelectual, ou seja, os seres humanos. Os quais detém informações, articulam-nas com outras informações, estabelecem padrões, desenvolvem ferramentas e aplicam na conjuntura. Por este motivo a pesquisa científica é imprescindível para o desenvolvimento do capital humano, visto que a sociedade necessita de inovação e aprimoramento.

A partir desta concepção, articulou-se o estudo aqui apresentando, tendo como objetivo apresentar a importância da pesquisa científica para o desenvolvimento do capital humano no mundo contemporâneo. Para corroborar com o alcance deste objetivo, utilizar-se-á a pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório, dedutivo e qualitativo, com embasamento em artigos, monografias, dissertações, teses e periódicos, muitos disponibilizados na internet, além de livros físicos.

O trabalho está apresentado em quatro capítulos principais, sendo o primeiro a introdução aqui apresentada. O segundo capítulo apresenta os métodos utilizados para realização desta pesquisa, e, o terceiro capítulo por sua vez, apresenta o vínculo entre à pesquisa científica instrumentalizada para corroborar com o desenvolvimento do capital humano no mundo contemporâneo. Por fim, o quarto e último capítulo tal qual expõe as conclusões reiteradas acerca da temática.

2. MATERIAIS E MÉTODOS

A pesquisa aqui realizada apresenta-se como uma pesquisa bibliográfica com ênfase em estudos científicos desenvolvidos por pesquisadores da área da administração, pois conforme Alyrio (2009, p.80) revela: “A pesquisa bibliográfica é o fundamento que ampara todo o plano de investigação, pois é através desse referencial teórico que o investigador se atualiza sobre o assunto indicado e aumenta seus conhecimentos teórico e intelectual”.

Possui como estratégia o estudo do tipo exploratório, visto que o “[...] estudo exploratório, tem por objetivo conhecer a variável de estudo tal como se apresenta, seu significado e o contexto onde ela se insere.” (PIOVESAN; TEMPORINI, 1995, p.321), fazendo com que o pesquisador passe a questionar suas próprias conclusões por meio do conhecimento de novos termos e concepções. Como método, utilizar-se-á a dedução que atribui as compreensões universais para investigar-se fenômenos peculiares (DINIZ; SILVA, 2008).

A coleta de dados se dará por meio de bibliografia disponibilizada na internet, sendo proveniente de artigos, monografias, dissertações, teses e periódicos, além de livros físicos. A interpretação de dados será realizada de forma qualitativa que, para Brandt (2014) permite classificar os fenômenos a partir de suas características.

3. A PESQUISA CIENTÍFICA COMO INSTRUMENTO PARA DESENVOLVIMENTO DO CAPITAL HUMANO

3.1 O CAPITAL HUMANO

        O conceito de capital humano é moldado em conformidade as necessidades da sociedade, visto que cada período da trajetória humana é constituído por demandas distintas (KELNIAR; LOPES; PONTILI, 2013). No que diz respeito a sua empregabilidade, a evolução do capital humano é recorrente, visto que, na visão de Davenant, estudioso do século XVII “Os corpos dos homens são, sem dúvida, o mais valioso tesouro de um país” (MARSHALL, 1890, p.504). Neste pressuposto, torna-se nítido que a mão-de-obra humana é, acima de tudo, a força para os interesses mercantis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (153.8 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com