TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pisicologia Da Educação

Ensaios: Pisicologia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  1.331 Palavras (6 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 6

Estudando: Psicologia da Educação

A Psicologia: uma breve retrospectiva de sua evolução histórica

A Psicologia, enquanto tentativa de conhecer o comportamento humano, tem sido através dos tempos uma atividade natural do ser humano, praticada informal e assistematicamente no cotidiano das pessoas, nas situações mais curiosas e com vários sentidos.

Estamos a falar da chamada Psicologia do senso comum, resultado das experiências de vida dos homens em geral, e que, por isso mesmo, na maior parte das vezes se constitui de erros e acertos.

Já a Psicologia enquanto ciência que busca compreender o processo evolutivo e o comportamento do ser humano tem sua origem inegavelmente nas especulações mais remotas, emergidas do dia-a-dia do senso comum, para uma atividade mais sistemática, mais racional, profundamente influenciada pela visão de mundo do investigador, pelo seu sistema de crenças e valores – a Filosofia.

Muitas e significativas foram às influências da Filosofia no processo de cientificação da Psicologia, as quais serão, por nós, oportunamente estudadas.

>DEFINIÇÃO DE PSICOLOGIA

O termo “Psicologia” tem origem grega, sendo derivado da junção de duas palavras - Psyché e logos - significando o “estudo da mente ou da alma”. Mas, vejamos: como se define Psicologia?

Em meio a uma gama variada de definições, hoje, define-se Psicologia como a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais do ser humano.

Embora ainda existam controvérsias entre os teóricos a respeito de ter ou não alcançado um estatuto de ciência, já é claro, entretanto, que a Psicologia já é unanimemente reconhecida na cultura ocidental contemporânea. É, pois, a atividade humana de busca do conhecimento sobre a realidade do ser humano, de forma metodológica e sistemática, ordenada e orientada pelo uso da razão e de um método caracterizado como científico, para a construção de um corpo coerente e coeso de informações verdadeiras sobre o homem, seu objeto de estudo.

Pense conosco: Conceber que a Psicologia evoluiu e evolui através dos tempos, também implica reconhecer que ela também construiu uma evolução científica. Isto quer dizer que hoje existem métodos específicos de seu domínio, para o estudo de seu objeto, o qual também já está definido, recortado da realidade como um objeto determinado e delimitado – o homem, seu comportamento e sua subjetividade.

Posto isto, não há como negarmos que o objeto de estudo da Psicologia, por sua própria natureza e essência, é amplo, em possibilidades, traçando para a Psicologia, por sua vez, um âmbito de atuação que cobre um amplo espectro de assuntos.

O OBJETO DE ESTUDO dessa ciência admite:

>as funções básicas do comportamento humano (aprendizagem, memória, linguagem, pensamento, emoções e motivações);

>questões sociais, típicas da natureza gregária e das formas de vida social do Ser humano;

>os ciclos de vida e os aspectos do processo de desenvolvimento do Ser humano;

>a saúde, suas perturbações e as patologias apresentadas pelo Ser humano, bem como pelas organizações humanas.

INFLUÊNCIAS FILOSÓFICAS SOBRE A PSICOLOGIA

Agora, como combinado antes, vamos ver brevemente em que termos a Filosofia e a Psicologia se relacionaram.

Os antecedentes da Psicologia moderna apontam para uma forte tradição filosófica em sua origem. Desde a Antigüidade, os filósofos se ocuparam com os mesmos questionamentos, as mesmas reflexões acerca da natureza do ser humano, os quais permanecem sendo investigados pelos psicólogos até hoje.

Contudo, a distinção significativa entre a Psicologia moderna e seus antecedentes filosóficos aponta para a abordagem metodológica e as técnicas empregadas, por uma e por outra, no estudo da natureza humana.

Vejamos:

Desde a Antiguidade Clássica até o último quarto do século XIX, os filósofos preocupavam-se em estudar a natureza humana e para isso empregavam como método a especulação, a intuição e a generalização baseadas em sua limitada experiência sensorial.

Já no século XVII, a filosofia que iria alimentar a nova Psicologia estava impregnada do espírito do mecanicismo, o qual concebia o universo como uma grande máquina. Segundo essa doutrina, todos os processos naturais podem ser explicados pelas leis da física, porque são mecanicamente determinados.

Como era, então, o panorama dessa época?

A ciência se desenvolvia, métodos eram descobertos, lado a lado com os avanços alcançados pela tecnologia.

A observação e a experimentação tomavam as marcas distintivas da ciência, seguidas de perto pela medição. Só era considerado Científico aquilo que pudesse seer mensurado.

A Física, então conhecida como Filosofia Natural, serviu de modelo orientador para os estudos psicológicos.

O físico inglês Robert Boyle, o astrônomo alemão Johannes Kepler e o filósofo francês René Descartes reafirmam o modelo mecanicista, que traz em si a idéia do determinismo (todo ato é determinado por eventos passados).

Do determinismo decorre naturalmente a previsibilidade dos fenômenos, e isso autoriza os cientistas a adotarem o reducionismo como método de análise característico de todas as ciências em desenvolvimento, inclusive a nova Psicologia.

Sugestão:

Pesquise um pouco mais sobre Mecanismo; Determinismo e Reducionismo.

PRIMEIRAS ABORDAGENS TEÓRICAS DA PSICOLOGIA MODERNA

Vimos que, a partir do século XVII, o mundo se organizava

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com