TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano da política educacional da escola / instituição

Projeto de pesquisa: Plano da política educacional da escola / instituição. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.328 Palavras (14 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 14

ulo do projeto

Somos todos iguais?

2 Público alvo:

Pré- escola Nível II – 5 anos

3 Instituição de prática de estágio:

Escola de Ensino Fundamental Gustavo Nordlund

4 Município / Estado:

Esteio – Rio Grande do Sul

5 Responsável legal pela instituição:

Dionei A. F. Fortes

6. Período da prática:

14/05/2012 à 25/05/2012 – 40 horas

7. Caracterização da realidade:

7.1. Histórico da instituição

A Escola de Ensino Fundamental Gustavo Nordlund nasceu do sonho de construir uma escola onde as crianças pudessem ter uma formação de qualidade, atrelada a um ambiente com princípios cristãos. Iniciou suas atividades educativas no ano de 1997 com apenas a pré-escola e a cada ano implantando gradativamente a série seguinte.

Tem sua sede situada na Rua Taquara, nº 765, na cidade de Esteio (CEP 93280-080), jurisdicionada à 27ª Coordenadoria Regional de Educação e reconhecida pelo Parecer 07/2002, publicado no D.O.E. de 11/01/2002, pelo Processo SE n°. 63824/1900/005 com o Parecer 76/2006, publicado no D.O.E. 03/02/06 e pelo Processo SE n°. 30231/1900/050.

7.2. Estrutura física da instituição

A Escola Fundamental Gustavo Nordlund é uma escola de médio porte, funcionando em prédio próprio. Apresenta um espaço físico com as seguintes instalações: rampas de acesso para cadeirantes, campo de futebol com grama natural, um terreno cercado com pracinha, sala de diretoria, sala de supervisão, sala da orientação, sala de secretaria, sala dos professores, sala de vídeo, sala de artes, laboratório de informática, biblioteca, laboratório de ciências, treze salas de aula, cozinha, despensa,

refeitório, cinco banheiros, sendo que a educação infantil tem banheiros próprios. As aulas de Educação Física e os momentos de brincadeiras funcionam em um pátio sem cobertura, pois a escola não possui ginásio de esporte.

7.3. Leitura da realidade da escola/ instituição

A Escola de Ensino Fundamental Gustavo Nordlund atende: Educação Infantil com 168 alunos e ensino Fundamental 185 alunos.

A Instituição disponibiliza no turno inverso, aulas de: coral, coreografia, informática e Laboratórios de Aprendizagem, para o Ensino Fundamental.

A Educação Infantil é mantida 95% através de um convênio com a Prefeitura Municipal de Esteio em uma Parceria de compra de vaga. O convênio prevê turno integral com todas as refeições realizadas na escola com horário das 7h às 19h.

Quadro de funcionários: diretor, vice-diretora, orientadora educacional, supervisora de educação infantil e fundamental, secretárias de escola, assistentes, cozinheiras, auxiliares de serviços gerais, monitores, professores regente e bibliotecária.

7.4. Leitura da realidade da sala.

O espaço físico em sala de aula é bom, apesar da turma em questão ter 27 alunos, existe duas auxiliares para ajudar a professora titular, na sala as mesas são apropriadas ao tamanho dos alunos, tem estantes onde são guardados brinquedos, jogos e demais materiais, também conta com uma TV, material didático e pedagógico disponível para os alunos.

A rotina de aula é normal, as segundas-feiras as crianças tem o “devocional”, momento de louvor e agradecimento a Deus, à hora do lanche, recreio separado dos demais alunos, recreação, aula de inglês uma vez por semana,

educação física, hora do conto, pracinha. Embora a professora tenha em sua aula alunos PNE ela consegue manter um diálogo permanente com alunos, e as aulas ocorrem dentro da realidade das crianças proporcionando o melhor ensino-aprendizagem sempre objetivando o desenvolvimento em todos os aspectos da criança.

7.5. Plano Político Pedagógico da Escola/ Instituição

O Projeto Político Pedagógico da Escola é organizado através de reuniões com a equipe diretiva, pedagógica, professores, comunidade escolar, se caso a escola oportunizar.

A avaliação do aluno no processo de ensino–aprendizagem é contínua, cumulativa de diagnóstico e verificação do rendimento escolar. A escola trabalha em conjunto com os professores e a comunidade escolar com a perspectiva de um processo sistemático, no sentido de concretizar um trabalho interdisciplinar, dando sequência ao processo de avaliação, para que a prática pedagógica da escola esteja conforme o que foi determinado no regimento.

8. Justificativa:

O tema escolhido tem como objetivo proporcionar aos alunos conhecimento sobre o conceito de diversidade, possibilitando meios para que possam compreender as diferenças, podendo então respeitá-las.••.

9. Objetivo Geral:

Conscientizar os alunos da necessidade de respeito ao outro levando em conta a diversidade humana e a igualdade de direitos e de oportunidades para todos.

10. Objetivos Específicos:

• Promover a socialização e o respeito entre as crianças;

• Criar situações que possam interagir uns com os outros;

• Levar a criança a perceber as diferenças que existem entre elas;

• Despertar na criança o prazer pela

leitura;

• Utilizar diferentes linguagens (corporal, musical, oral e escrita);

11. Conhecimentos (conteúdos):

• Contação de histórias e releitura de histórias;

• Diálogo;

• Colagem;

• Recorte;

• Pintura;

• Desenho;

• Músicas;

• Expressão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com