TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano político e educacional

Tese: Plano político e educacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Tese  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 2

1-Cabe ao professor identificar as expectativa e necessidades do desenvolvimento integral de seus alunos e propor ou articular oportunidades educativas capazes de atende-las. É preciso ter coerência e sintonia com o Plano Político Pedagógico; estimular o desenvolvimento intelectual, social, cultural, físico e emocional do aluno; incentivar o protagonismo na aprendizagem e trabalhar com as diferenças, estimulando sempre a aprendizagem e evolução do aluno.

2-Pela pedagogia baseada nas ideias de Paulo Freire, que é mais voltada para a alfabetização, os aspectos culturais, sociais e humanos do aluno devem ser levados em conta. Esta postura implica em ouvir o aluno para ajudá-lo a construir confiança, para que ele possa entender o mundo por meio do conhecimento.

Segundo Freire, o conhecimento faz sentido para o estudante quando o transforma em sujeito que pode transformar o mundo. Bom senso, humildade, tolerância, respeito, curiosidade são alguns dos princípios defendidos por essa corrente. A educação se torna uma ferramenta para "libertar" o aluno.

Avaliação: Assim como a linha construtivista, pedagogia de Paulo Freire não prevê provas, mas as escolas podem ter avaliações.

3-Considerando que é difundida na sociedade atual a necessidade de formação de jovens com diferentes perfis, e que todos devem ter acesso à educação básica e, considerando ainda que presenciamos condições concretas de competitividade e exclusão social, torna-se um desafio para nós educadores a formação desses jovens, sendo assim, o contexto no qual o aluno está inserido, interfere na prática pedagógica.

4-O Planejamento é realizada no início do ano letivo, com revisão no início do segundo semestre, porém seguimos um material apostilado, sem muitas opções de mudança.

5- Elementos que compõe o Plano de Aula:

Objetivos; Conteúdos Atitudinais, Procedimentais, Conceituais; Metodologias e Avaliação.

Estratégias e recursos mais utilizados por mim: projetor de multimídia para aulas em power point, vídeos e aula prática.

6- A escolha da estratégia de ensino embasada no tipo de conteúdo a ser desenvolvido e a qual clientela se destina.

7- Há uma avaliação escrita, com questões abertas; uma com questões de múltipla escolha contendo 5 questões de cada disciplina ( simulado); avaliação da entrega da Tarefa de Casa e outra forma que o professor queira se apropriar, portanto, o professor, tem direito, em parte, de fazer alterações nas avaliações propostas.

8-É oferecido aos alunos aulas de plantão de dúvidas em período contrário para as dificuldades e defasagens sejam sanadas ou minimizadas e durante as aulas regulares, tento minimizar as dificuldades utilizando alunos monitores e atividades em grupo.

9- A escola precisa ter no papel do educador contemporâneo o entendimento do currículo escolar como parte do processo educacional adaptável à cultura, aos aspectos econômicos e sociais, se apropriar do cotidiano do seu aluno, não um currículo a ser seguido na íntegra, inflexível, imutável.

Mediante o avanço da tecnologia da informação, o professor não é mais o detentor do saber e sim, um mediador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com