TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pluralidade humana

Por:   •  5/11/2015  •  Dissertação  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 2

Ser humano, ser de várias dimensões

Quando falamos do SER HUMANO, podemos afirmar que falamos de um ser pluridimensional, ou seja, que possui várias facetas ou dimensões.           Algumas dimensões a serem citadas são, as dimensões somática (composição física e material do ser-corpo), psíquica (mente), social (convívio nas sociedades), política (questão cidadã e posicionamento de ideologias), espiritual (sensibilidade e conexão ao ser transcendente), filosófica (busca de respostas, constância), ética (atitude moral), cultural (jeito de se viver e pensar influídos por um meio), ecológica, lúdica, religiosa e artística.

Todo ser humano possui a mesma estrutura dimensional, ou seja, fatores acima citados que fazem parte de cada ser, porém é errôneo afirmar que todo ser humano é semelhante perante cada dimensão apresentada, uma vez que o homem é um ser complexo e possui sua individualidade; O pensamento, a sensibilidade, o carácter, os gostos são alternantes cada um age e vive do seu ponto de vista subjetivo sobre a vida e os fatores nela presentes.

Há três vetores importantes nessas múltiplas dimensões que define o ser humano; sendo o pensar, o sentir e o querer.                                                                No pensar, influído pelo sistema neurossensorial, o mundo material se desmaterializa e se torna uma imagem subjetiva interna; No sentir, influenciado pelo sistema rítmico (coração/ respiração) há uma troca entre mundo interior e exterior na forma de uma sensibilidade, que pode ter sido progenitada pelo fator pensar; Já o querer é influído pelo sistema motor e metabólico, contrapondo o pensar, esse vetor materializa o mundo interior para o exterior.

O ser humano pode ser chamado de ser complexo não somente por suas diversas faces, mas por motivo de uma face influir outras faces, um exemplo é algum distúrbio mental que afeta a face somática; Assim como a somática também pode influir em menor proporção a face psíquica.

O homem é um ser com ego elevado, portanto devemos admitir que toda a ciência despreza as atitudes e fenômenos relacionados a vida e a complexidade do sistema humano; Analisando a extraordinária capacidade do desdobramento humano, vemos que essas faces quantitativas tem uma única influência ao mundo, e essa busca é a chamada evolução, sendo ela nos tornarmos seres comunicáveis, compreensíveis, resilientes ou racionais;

Contudo devemos nos conscientizar que não precisamos ter respostas prontas a todas as perguntas que nos afligem, mas sim aprender a fazer as perguntas certas, nos momentos oportuno da vida. Pois os homens só ampliaram o conhecimento do seu passado e planejam o futuro, por que analisam as distinções existentes entre si. Se tudo fosse igual, seriamos leigos, irracionais ou não existiria vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (45.3 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com