TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politica Social

Dissertações: Politica Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/7/2014  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 2

eesfvc. O que é etnocentrismo?

È um conceito definido por alguém que considera o seu grupo uma cultura, mais importante do que todas as culturas e sociedades é o conjunto de seres que possuem a mesmaorigem e os mesmos traços.

2. Em que medida a propriedade da terra e a consequente urbanização propiciaram o surgimento da política?

As transformações das terras comunais em propriedades através doscercamentos os trabalhadores foram forçados a migrar para as cidades para vender sua força e trabalho por um salário, assim, surgia a luta entre classes pedindo uma solução que foi a política.

3.Comoa divisão territorial favoreceu o surgimento da política?

Os primeiros chefes políticos, também conhecidos como legisladores,introduziram uma divisão território das cidades, visando diminuir opoderio das famílias ricas agrárias, dos artesãos e comerciantes urbanos ricos e satisfazer a reivindicação dos camponeses pobres e dos artesãos e assalariados urbanos pobres.

4.Qual a importância doespaço público para a consolidação da política na sociedade greco-romana?

Os que possuíam direitos iguais de cidadania discutiam suas opiniões, defendiam seus interesses, deliberavam em conjunto edecidiram por meio do voto, podendo, também pelo voto, revogar uma decisão tomada.É esse o coração da invenção política.

5.Do ponto de vista da política, que contradições havia na sociedade greco-romana?Que a sociedade está aberta aos acontecimentos, que as ações não foram estabelecidas de uma vez por todas por alguma vontade transcendente, que erros de avaliação e de decisão podem ser corrigidos, queuma ação podem gerar problemas novos, não previstos nem imaginados,que exigiram novas leis e novas instituições.

6.Cite alguns traços que possibilitaram aos gregos e aos romanos inventar o poderpolítico?

Superação entre o público e o privado, superação de autoridade militar da civil, prática da lei como expressão da vontade popular e coletiva, criação do espaço público.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com