TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poética de Aristóteles - Fichamento

Por:   •  6/6/2018  •  Resenha  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  1.375 Visualizações

Página 1 de 2

Referência bibliográfica: ARISTOTELES. Poética. Tradução de Eudoro de Souza. São Paulo: Nova Cultural, 1987. (Os pensadores)

Objetivo: Apresentar de forma sistematizada como deve se dar a criação dos gêneros literários, especialmente a construção da mais bela tragédia, para ele a mãe de todas as artes, mostrando os critérios, diretrizes para a composição do texto, sem preocupar-se em fazer desta obra, Poética, uma crítica literária, mas acrescentar nesta ação de produção artística em sua época.

Justificativa: A obra faz uma reflexão sobre arte, especialmente da área literária, buscando através de uma análise dos textos poéticos mostrar que a elaboração artística parte da imitação de objetos reais, os seja, dos homens e suas características, paixões e ações, com suas virtudes e vícios e assim causar na plateia o terror e a piedade pelos personagens, sendo esse objetivo da tragédia, a purificação do público a partir destes sentimentos.

Metodologia: A partir de uma linguagem bem sistematizada Aristóteles partindo das obras poéticas já elaboradas por outros poetas gregos, desmiuça a elaboração textual para a construção de uma perfeita tragédia, dividindo a partir da forma clássica de formulação - início, meio e fim – a tragédia em seis partes necessárias para que cause no público o efeito esperado, sendo a ação a parte essencial. O filosofo ainda apresenta a obra Édipo Rei de Sófocles como a mais coesa e unitária das tragédias, citando as diversas características nela existente que justifica essa realidade.

Finalidade: A Poética de Aristóteles redimensiona a produção da arte, principalmente textual, no cenário grego para um novo campo, desfazendo a ideia de submissão da mesma ao um senso moral e político e a partir do seguimento de uma técnica de criação levar a plateia a uma purificação pela compaixão ao evento vivenciado pelos personagens.

Resumo / Síntese: Segundo Aristóteles a poesia é a arte de imitação da realidade. Uma poesia se diferencia da outra através de três fatores: meio, objeto e modo. Tenho dois tipos de objetos: a tragédia que é a imitação das ações de homens de grande valor e caráter, e contrário a isso, seria a comédia como imitação. A tragédia como a mais importante, possui uma estrutura essencial composta, sendo o mito a parte mais importante na tragédia, sendo composto de início, meio e fim essencialmente, e de grupo simples e complexa (a catástrofe, a peripécia e o reconhecimento), sem interferência de uma ação divina que não soa verossímil. A mesma sempre causa terror e piedade afim de purificar a plateia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (39.4 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com