TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Princípios do método cartesiano

Artigo: Princípios do método cartesiano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  Artigo  •  254 Palavras (2 Páginas)  •  1.845 Visualizações

Página 1 de 2

RENÉ DESCARTES

O principal ponto do pensamento de René Descartes era a dúvida, pois para ele só se pode dizer que existe aquilo que possa ser provado, sem deixar duvidas. Baseado nisso, Descartes busca provar a existência do próprio eu e de Deus. Descarte quis estabelecer um método universal, inspirado no rigor matemático e em suas “longas cadeias de razão”. “O Discurso do Método”, em que descreve os principais preceitos do seu método filosófico, hoje denominado “método cartesiano”.

Princípios do método cartesiano:

1. - Princípio da Dúvida Sistemática ou da Evidência: não admitir "nenhuma coisa como verdadeira se não a reconheço evidentemente como tal".

2. - Princípio da Análise ou da Decomposição: "dividir cada uma das dificuldades em tantas parcelas quantas forem possíveis".

3. - Princípio da Síntese ou da Composição: "concluir por ordem meus pensamentos, começando pelos objetos mais simples e mais fáceis de conhecer para, aos poucos, ascender, como que por meio de degraus, aos mais complexos".

4. - Princípio da Enumeração ou da Verificação: "desmembramentos tão complexos... a ponto de estar certo de nada ter omitido". – em tudo fazer recontagens, verificações e revisões de modo a tornar-se seguro de não ter havido qualquer omissão durante o processo de raciocínio (checklist).

Portanto, observa-se que os princípios do método que Descartes defendia, é bastante utilizado na administração e também em outras áreas do saber até os dias atuais. Um exemplo é as auditorias realizadas nas empresas e os balanços financeiros realizados por vários tipos de empresas atualmente, que caracterizam bem o “princípio da verificação”, defendido por Descartes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com