TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção textual sobre a Natureza da Ciência

Por:   •  10/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  781 Palavras (4 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 4

No século XXI muitas coisas foram se adequando e tornando-se essenciais na vida da sociedade atual, por exemplo já imaginou como viveríamos sem o uso do carro? E como talvez seria a vida sem pode fazer uma ligação ou interagir com pessoas espalhadas por diversos cantos do planeta através dos smartphones ou notebooks? Pois é, no mundo de hoje é impossível imaginar uma situação como essa. Diante de todos esses questionamentos relacionamos os enormes avanços em diversos setores a qual definimos como tecnologia, fato que cada vez mais está presente em nosso cotidiano, graças a figura de pessoas que dedicam a vida para pesquisas e projetos viabilizando e facilitando a vida da sociedade de modo geral, mas será que por trás daquele figura que geralmente definimos por usar jaleco branco, ser tímido e altamente inteligente, na qual chamamos de cientista, não existe outros interesses tais como políticos, econômicos ou sócias?

Nesse contexto é de extrema importância salientar como todo esse avanço tecnológico tem um poder incrível de mudar e facilitar de forma geral a nossa vida, hoje temos diversos coisas de vital relevância, como é o caso dos aviões moderníssimos, e que em termos gerais é bastante seguro, também tem-se a internet, ferramenta essencial na vida de grande parte da população, não só na questão de comunicação, como também no entretenimento e informação, além de milhares de eletrodomésticos que facilitam demais nossas vidas diariamente, como é o caso do micro-ondas, e da máquina de lavar, entre tantos outras. Assim é inevitável ligar a figura do cientista, a uma pessoa bondosa e em busca do bem da sociedade, ocasião que acontece sempre de uma forma, ou de outra, relacionando essas verdadeiras revoluções ao que entendemos por cientistas.

Dessa forma entende-se que o cientista apenas ajuda e melhora a vida da sociedade com suas invenções e descobertas, o que na verdade deve ser melhor interpretado e questionado, será que o cientista é apenas uma pessoa boa, que busca o bem estar de todos? O primeiro erro pode está na forma a qual caracterizamos o cientista, uma visão até em certos modos um pouco preconceituosa, pois basta usar Jaleco, óculos, ser desengonçado e tímido que já é um gênio da ciência, isso é notório, antes de tudo o cientista é uma pessoa normal sem características pré definidas por ninguém, é uma pessoa como qualquer outra, com qualidades e defeitos, ocasionando assim a quebra de alguns paradigmas, como o caso do mesmo sempre ser uma pessoa extremamente boa.

Portanto, já podemos ter uma diferença na visão deturbada que tínhamos em relação a figura desse gênio, o que faz com que podemos refletir o seguinte, da mesma forma que o cientista é uma pessoa normal, não obrigatoriamente ligado a uma figura boa, ele como um ser humano dotados de qualidades e defeitos, está sujeito a uma series de interesses externos e também de si próprio, como pode ser facilmente compreendido nos exemplos de produtos relacionados a beleza, por que será que essa área é tão importante para a ciência e está sempre em constante e linear crescente? Por um simples fato chamado recursos financeiros, é mais rentável no ponto de vista econômico a pesquisa em áreas de estética e beleza, afinal é uma área cara e de grande interesse da população.

Nesse caso citado especificamente havia um interesse econômico externo, mas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (39.1 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com