TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensino Superior em Ciências da Natureza Leitura e Produção Textual II

Por:   •  31/8/2017  •  Resenha  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 2

Instituto Federal Fluminense

Ensino Superior em Ciências da Natureza

Leitura e Produção Textual II

Aluno: Ismael Gomes

3° Período (noite)

O que deve ser mudado para a reforma previdenciária ter êxito.

Ao final da vida laborativa o sistema previdenciário garante ao brasileiro o benefício que é direito de todos após anos de se dedicar a trabalhar, o qual servira de amparo a ele e sua família. No decorrer do ano 2017, diferentes discussões vêm se alastrando por todo o território brasileiro, devido a uma nova reforma que promete mudar os âmbitos da aposentadoria, pensão e teto mínimo de remuneração. Como defesa o atual governo declara que tais mudanças são devidas as inúmeras dividas internas e são precisas para o crescimento financeiro do Brasil.

O Brasil mostra gastos de 13% do seu PIB na previdência, o qual é um valor alto para um país que ainda é jovem. O déficit do INSS preocupa uma ampla parte dos especialistas que pensam no futuro do país, uma vez que se possui um déficit de cerca de 167 Bilhões. Com dados como estes o governo se vê numa situação onde uma reforma é necessária, não obstante, está sendo um processo cheio de revoltas e empecilhos como a expectativa de vida, saúde e aposentadoria os quais se mostram como problemas fortes contra a implementação da nova reforma.

A expectativa de vida brasileira se encontra entre 71 a 82 anos, este dato tem sido usado como um dos motivos para se preocupar com a nova reforma visto que se prevê que o cidadão brasileiro poderá se aposentar com idade mínima de 65 anos, informações como esta trazem à tona outros dilemas para a vida de quem reside e trabalha no Brasil, posto que pesquisas feitas pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) mostra que no ano passado a taxa de desemprego atingida pelo Brasil foi de 8,4%. Outro ponto forte para debater a modificação da reforma é sem dúvidas o sistema de saúde brasileiro, dados realizados em 2014 pelo Instituto Datafolha mostram que 93% dos brasileiros consideram os serviços de saúde regulares, ruins ou péssimos. Com a diminuição do prazo para se aproveitar da aposentadoria a população criou mais receio ao se tratar de contribuir com o INSS a vida inteira, pois o período acaba sendo um tanto pequeno para se gozar.

À vista disso, devem-se tomar decisões para resolver os impassem que geram o desconforto da população. A saúde deve ser um dos primeiros pontos a serem tratados, melhorando os postos de atendimento público e o sistema do SUS, para assim dar aos cidadãos um serviço bem qualificado e por consequência elevando a probabilidade e a qualidade vida, ademais, fazer convênios com empresas para gerar vagas para idosos, desta forma o desemprego será menor e haverá mais valorização deles no mercado de trabalho. Desta maneira a nova reforma previdenciária será melhor aceita.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (68.3 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com